O PAPEL DO WEBLEM NA PROMOÇÃO DO TPACK DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.e23052.id853

Palavras-chave:

TPACK, webLEM, Laboratório de Ensino de Matemática, Professor que ensina Matemática, Tecnologia no ensino de Matemática

Resumo

A perspectiva teórica que trata do conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (TPACK) como elemento fundamental da formação de professores em contexto de tecnologia é amplamente utilizada na pesquisa sobre tecnologia educacional. Neste ensaio teórico qualitativo buscamos relacionar este referencial com o desenvolvimento de um Laboratório de Ensino de Matemática na internet (webLEM), explorando o papel desta última ferramenta para a promoção do TPACK de professores que ensinam Matemática (PEM). Analisamos, assim, as características do webLEM, considerando sua capacidade de proporcionar experiências de aprendizado interativas e personalizadas para alunos e professores. Os resultados indicam que o webLEM oferece oportunidades para a integração de tecnologia de maneira contextualizada e interativa no ensino da Matemática, permitindo aos educadores adaptarem suas práticas de ensino às necessidades específicas de seus alunos e a desenvolverem seus próprios TPACK.

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Biografia do Autor

Pedro José Florencio da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Educação Matemática e Tecnológica (PPGEDUMATEC/UFPE). Graduado em Licenciatura em Matemática (UFT). Durante a graduação foi bolsista CAPES pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), monitor bolsista no Programa de Institucional de Monitoria em Tecnologias Digitais (PIMTD) no curso de Matemática.

Dailson Evangelista Costa, Universidade Federal do Tocantins

Pós-doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim/UFNT). Doutor em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC/UFMT). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração em Educação Matemática (PPGECM/UFPA). Graduado em Licenciatura em Matemática (UFT-Araguaína). Durante a graduação foi bolsista CAPES pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), monitor nas disciplinas de Geometria Espacial e Matemática Básica II, bolsista do Programa de Intercâmbio Luso-Brasileiras Santander Universidades na Universidade de Aveiro (Portugal). Atualmente é Professor Adjunto da UFT, lotado no Curso de Licenciatura em Matemática (UFT-Arraias). Foi professor formador no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Foi Coordenador de Tutores do Curso EaD de Matemática da UAB/UFT. Coordenou o Laboratório de Educação Matemática (LEMAT-Arraias). Foi vice-coordenador da Especialização em Educação Matemática (UFT-Arraias). Foi Coordenador de Área do Subprojeto do PIBID - Licenciatura em Matemática (UFT-Arraias). É membro das seguintes sociedades científicas: Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática (GHEMAT-Brasil), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope). Editor Associado da Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Formação de Professores (GEPEMFOR-UFT-Arraias). Membro de conselho editorial e avaliador de mais de 15 periódicos na área de Educação Matemática, membro do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE). Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase nos seguintes temas: Laboratório de Educação Matemática, Didática da Matemática, Formação de Professores que Ensinam Matemática (PEM), Tendências em Educação Matemática, Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática, Elaboração de Sequências Didáticas Investigativas, Saberes e Conhecimentos Profissionais. Desenvolve pesquisa sobre os seguintes temas: Formação de Professores que Ensinam Matemática, Laboratório de Educação Matemática, Construção e Desenvolvimento de Sequência Didática Investigativa.

Mônica Suelen Ferreira de Moraes, Universidade Federal do Tocantins

Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT/Arraias). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/IEMCI/UFPA), com bolsa de estudo do CNPq (2011-2013), participou do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad), estudando na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), durante um semestre (2011). Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA-2010). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), do Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática (GHEMAT-Brasil) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Formação de Professores (GEPEMFOR). Desenvolve pesquisas em epistemologia da matemática, história da matemática e formação de professores.

Marcelo Sabbatini, Universidade Federal de Pernambuco

Marcelo Sabbatini é doutor em Teoria e História da Educação - Universidad de Salamanca (Espanha) em 2004. Pós-doutorado realizado no Programa de Extensão Rural e Desenvolvimento Local - POSMEX da Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2006. Mestre em Comunicação Social, modalidade Comunicação Científica e Tecnológica, Universidade Metodista de São Paulo, 2000. Especialista em Comunicação e Cultura Científica, Universidad de Salamanca, 1999. Bacharel em Educação Física (Uninter, 2022). Atualmente é Professor Associado III do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC-UFPE. Pesquisador do grupo de pesquisa GENTE - Grupo de Estudos em Novas Tecnologias e Educação (CNPq). Coordenador do GT 1 - Comunicação Intercultural e Folkcomunicação da Associação Latinoamericana de Investigadores da Comunicação (ALAIC). Coordenador do GP - Folkcomunicação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM). Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: educação a distância, Internet, divulgação científica, museu virtual, publicação científica, publicação eletrônica, educação em ciências, jornalismo científico, museu científico, centros de ciência e ciência.

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Publicado

31.12.2023

Como Citar

SILVA, Pedro José Florencio da; COSTA, Dailson Evangelista; MORAES, Mônica Suelen Ferreira de; SABBATINI, Marcelo. O PAPEL DO WEBLEM NA PROMOÇÃO DO TPACK DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23052, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.e23052.id853. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/853. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias