PRÁTICA DE SD DURANTE O ENSINO REMOTO: MARCAS DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM CONTOS DE MARINA COLASANTI
DOI:
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e047.id1188Palavras-chave:
Ensino remoto, Leitura e escrita, Mulher, Marina ColasantiResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar o trabalho realizado por meio de sequência didática (SD) sobre a violência contra a mulher nos contos de Marina Colasanti. A relevância do tema deve-se ao aumento de casos de violência doméstica no Brasil, em meio à Pandemia do Covid-19. O estudo resultou das reflexões acerca de um trabalho desenvolvido com a finalidade de possibilitar aprendizagens significativas que promovam transformações sociais, dentre elas a igualdade de gênero para, assim, reduzirmos a violência contra as mulheres. Nessa acepção, o aporte teórico foi construído com as contribuições de autores que corroboram com as discussões aqui expostas, ancorados na proposta de uma SD, dispositivo metodológico para apropriação de práticas de linguagem configuradas em gêneros de textos, realizada com estudantes do Ensino Médio, na cidade de Barra do Garças-MT, em meio ao contexto de pandemia. Os resultados mostraram que houve uma mudança de percepção dos estudantes quanto ao gênero conto e a conscientização do papel da mulher na sociedade.
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