OS DILEMAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: AS VOZES DOCENTES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p166-184.id440

Palavras-chave:

Formação Contínua, Formação Inicial, Ensino de Língua Inglesa

Resumo

A escola pública e o ensino de Língua Inglesa têm sido alvo de diversas críticas. Tal julgamento aponta o professor como principal protagonista do fracasso estabelecido no ensino. Todavia, há indícios de que existem outros atores e caminhos a serem seguidos rumo à mudança desse paradigma. Nessa perspectiva, este estudo retrata a investigação realizada, no primeiro semestre de 2018, com duas docentes da rede estadual mato-grossense, cujo objetivo foi trazer suas vozes no que tange à formação inicial e contínua de professores de Língua Inglesa no contexto da escola pública. À luz da pesquisa qualitativa e interpretativa, levantamos os dados por meio de questionários diagnósticos e entrevistas semiestruturadas, os quais foram tratados com base na Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2000). Os resultados sugerem que existem brechas entre as teorias e as práticas pedagógicas e que a falta de formação contínua urge como um fator determinante nos fazeres docentes. Espera-se que este artigo possa contribuir no fomento de reflexões entre professores e cientistas com interesses voltados ao ensino de Língua Inglesa e à formação de professores de escola pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Cláudia Milani Ramos, IFMT

Mestre em Ensino (IFMT) Técnica Administrativa Educacional – TAE (IFMT)

Claudia Lucia Landgraf Valério, IFMT

Doutora em Língua Portuguesa (PUC-SP) Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - EBTT (IFMT) Orientadora do Programa de Pós-graduação Strictu Sensu em Ensino (IFMT)

Referências

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Análise de abordagem como procedimento fundador e auto-conhecimento e mudança para o professor de língua estrangeira. In: ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de (Org.) O Professor de Língua Estrangeira em Formação. Campinas: Pontes Editores, 2005.

ASSIS-PETERSON, Ana Antônia. Universidade, escola e comunidade: teorizando e redesenhando práticas pedagógicas para novos letramentos no ensino crítico de línguas estrangeiras. Projeto de Pesquisa 348/CAP/ 2011. Mato Grosso, UFMT.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2000.

BARCELOS, Ana Maria Ferreira. Reflexões acerca da mudança de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 2007, v. 7, p. 109-138. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982007000200006

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sarin. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A Pergunta a Várias Mãos: a experiência da pesquisa no trabalho do educador. São Paulo: Cortez, 2003 (Série Saber com o Outro; v.1).

BRASIL, Ministério da Educação. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). 2007. Disponível em: . Acesso em 01 de nov. 2018.

BRASIL, Ministério da Educação. Parecer Conselho Nacional de Educação, CNE/CP 009/2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2019.

CELANI, Maria Antonieta Alba. Ensino de línguas estrangeiras: ocupação ou profissão? In: LEFFA, Vilson José. (Orgs). O professor de línguas: construindo a profissão. Pelotas: UCpel, 2001.

COX, Maria Inês Pagliarini; ASSIS-PETERSON, Ana Antônia. Ser/Estar professor de inglês no cenário da escola pública: em busca de um contexto eficaz de ensino/aprendizagem. Polifonia, Cuiabá, v. 5, p. 1-26, 2002.

COX, Maria Inês Pagliarini; ASSIS-PETERSON, Ana Antônia. O drama do ensino de inglês na escola pública brasileira. In: Assis-Peterson, Ana Antônia. (org.). Línguas estrangeiras: para além do método. Cuiabá: EdUFMT, 2008.

DIAS, Maria Helena Moreira. O lugar do inglês na escola pública: (des)crenças de atores da escola e da comunidade. Cuiabá, 2006. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - UFMT, 2006.

DIAS, Maria Helena Moreira.; ASSIS-PETERSON, Ana Antônia. O inglês na escola pública: vozes de pais e alunos. Polifonia, Cuiabá, v.12, n.2, p. 107-128, 2006.

ESTEVE, José Manuel. O mal-estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. São Paulo: EdUSC, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 1. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

GIMENEZ, Telma. Desafios contemporâneos na formação de professores de línguas: contribuições da linguística aplicada. In: FREIRE, Maximina Maria; ABRAHÃO, Maria Helena Vieira.; BARCELOS, Ana Maria Ferreira (orgs.) Linguística aplicada e contemporaneidade. São Paulo: ALAB, Campinas: Pontes Editores, 2005.

GIMENEZ, Telma. Ensinar a aprender ou ensinar o que aprendeu? In: LIMA, Diógenes Cândido de. Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa: conversa com especialistas. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

GIMENEZ, Telma. Narrativa 14: permanências e rupturas no ensino de inglês em contexto brasileiro. In: LIMA, Diógenes Cândido de. (Orgs). Inglês em escolas públicas não funciona? Uma questão, múltiplos olhares. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

JORDÃO, Clarissa Menezes. Abordagem comunicativa, pedagogia crítica e letramento crítico: farinhas do mesmo saco? In: ROCHA, Hilsdorf Cláudia; MACIEL, Ruberval Franco. (Orgs). Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. São Paulo: Pontes Editores, 2015.

LEFFA, Vilson José. Metodologia do ensino de línguas. In: BOHN, Hilário. Inácio; VANDRESEN, Paulino. Tópicos em linguística aplicada: O ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: UFSC, 1988.

LEFFA, Vilson José. Aspectos políticos da formação do professor de línguas estrangeiras. In: LEFFA, Vilson José. (Orgs). O professor de línguas: construindo a profissão. Pelotas: UCpel, 2001.

MAGALHÃES, Maria Célia Camargo. Projetos de formação contínua de educadores para uma prática crítica. 1997. The Especialist, vol. 19 n°2, 169 – 184.

MATO GROSSO. Lei Complementar n. 50, de 01 out. 1998. Dispõe sobre a Carreira dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso. Diário Oficial, Cuiabá, 01 out. 1998. Disponível em: <http://www.al.mt.gov.br>. Acesso em: 10 nov. 2018.

MENDES, Enicéia Gonçalves. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.11, n.33, p.387-405, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782006000300002

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. A Função da aprendizagem de línguas estrangeiras na escola pública. In: Oficina de Linguística Aplicada: a natureza social educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1996.

NÓVOA, Antônio. Formação de Professores e Profissão Docente. In: NÓVOA, Antônio. Os professores e a sua formação. Dom Quixote: Lisboa, 1997.

NÓVOA, Antônio. O Regresso dos Professores. Pinhais: Melo, 2011.

NÓVOA, Antônio. Vida de Professores. Porto Editora: 2013.

NÓVOA, Antônio. Professor se forma na escola. 2001. In: Revista Nova Escola. Disponível em: < https://novaescola.org.br/conteudo/179/entrevista-formacao-antonio-novoa>. Acesso em: 15 nov. 2018.

OLIVEIRA, Luciano Arruda. Ensino de língua estrangeira para jovens e adultos na escola pública. In: LIMA, Diógenes Cândido de. (Org.) Ensino e aprendizagem de língua inglesa: conversas com especialistas. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. O. Ilusão, aquisição ou participação. In: LIMA, Diógenes Cândido de. (Orgs). Inglês em escolas públicas não funciona? Uma questão, múltiplos olhares. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Autonomia e complexidade: uma análise de narrativas de aprendizagem. In: FREIRE, Maximina Maria; ABRAHÃO, Maria Helena Vieira; BARCELOS, Ana Maria Ferreira. (Orgs.). Lingüística Aplicada e Contemporaneidade. Campinas e São Paulo: Pontes e ALAB, 2005.

PAPA, Solange Maria de Barros Ibarra. E. G. Prática Pedagógica Emancipatória: o professor reflexivo em processo de mudança – um exercício em Análise Crítica do Discurso. São Carlos: Pedro & João Editores, 2008.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. O inglês como língua internacional na prática docente. In: LIMA, Diógenes Cândido de (Org.) Ensino e aprendizagem de língua inglesa: conversas com especialistas. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

Downloads

Publicado

15.07.2019

Como Citar

MILANI RAMOS, Ana Cláudia; LANDGRAF VALÉRIO, Claudia Lucia. OS DILEMAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: AS VOZES DOCENTES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 166–184, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p166-184.id440. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/555. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias