OS DILEMAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: AS VOZES DOCENTES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p166-184.id440

Palavras-chave:

Formação Contínua, Formação Inicial, Ensino de Língua Inglesa

Resumo

A escola pública e o ensino de Língua Inglesa têm sido alvo de diversas críticas. Tal julgamento aponta o professor como principal protagonista do fracasso estabelecido no ensino. Todavia, há indícios de que existem outros atores e caminhos a serem seguidos rumo à mudança desse paradigma. Nessa perspectiva, este estudo retrata a investigação realizada, no primeiro semestre de 2018, com duas docentes da rede estadual mato-grossense, cujo objetivo foi trazer suas vozes no que tange à formação inicial e contínua de professores de Língua Inglesa no contexto da escola pública. À luz da pesquisa qualitativa e interpretativa, levantamos os dados por meio de questionários diagnósticos e entrevistas semiestruturadas, os quais foram tratados com base na Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2000). Os resultados sugerem que existem brechas entre as teorias e as práticas pedagógicas e que a falta de formação contínua urge como um fator determinante nos fazeres docentes. Espera-se que este artigo possa contribuir no fomento de reflexões entre professores e cientistas com interesses voltados ao ensino de Língua Inglesa e à formação de professores de escola pública.

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Biografia do Autor

Ana Cláudia Milani Ramos, IFMT

Mestre em Ensino (IFMT) Técnica Administrativa Educacional – TAE (IFMT)

Claudia Lucia Landgraf Valério, IFMT

Doutora em Língua Portuguesa (PUC-SP) Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - EBTT (IFMT) Orientadora do Programa de Pós-graduação Strictu Sensu em Ensino (IFMT)

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Publicado

15.07.2019

Como Citar

MILANI RAMOS, Ana Cláudia; LANDGRAF VALÉRIO, Claudia Lucia. OS DILEMAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: AS VOZES DOCENTES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 166–184, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p166-184.id440. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/555. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias