ANÁLISE DA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: O PLANO DE AULA COMO REFLEXÃO CRÍTICA DE UM PROFESSOR INICIANTE
DOI:
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e073.id1267Palavras-chave:
Análise de Práticas, Formação Profissional, Análise de Plano de Aula, Educação Física EscolarResumo
Este estudo teve como objetivo compreender a prática de um professor iniciante, tomando como objeto de análise o seu plano de aula. Especificamente buscou-se identificar e analisar no plano de aula a sua trajetória pedagógica de construção, a fundamentação teórica e os desafios desse processo. Optou-se por um relato de experiência de estudo exploratório e autoetnográfico, em que as representações são postas em discussão a partir do exercício de análise crítica de um plano de aula. Esse plano de aula foi dissecado em quatro ações: descrever, informar, confrontar e reconstruir. Como resultado, observou-se a descoberta de uma contradição pedagógica que se define por uma concepção crítica da Educação Física, mas que se revela travestida de traços de tradicionalismo, esportivismo e comportamentalismo emoldurado por um discurso crítico. A partir dessa compreensão, torna-se possível reconstruir a prática e os conteúdos na Educação Física sob outro olhar.
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