REFLEXÃO CRÍTICA NO COTIDIANO ESCOLAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA: UM ESTUDO AUTOETNOGRÁFICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23024.id1652

Palavras-chave:

Autoetnografia, Disciplina de História, Plano de Aula, Reflexão Crítica

Resumo

Este texto objetiva descrever e analisar as práticas pedagógicas de um professor da Disciplina de História na Educação Básica, por meio da reflexão crítica sobre um relato de experiência, materializado no plano de aula. Optou-se por um estudo qualitativo descritivo/exploratório/analítico em uma perspectiva autoetnográfica. O objeto de análise está estruturado conforme as habilidades e competências para o 8º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, e apoiado nos saberes docentes e conhecimentos dos professores. Como procedimento, foi utilizada a análise documental do plano de aula e as quatro ações da reflexão crítica de Smyth (1992). Identificou-se pontos nevrálgicos, no que tange aos estudos, debates, formação continuada e poucos materiais didáticos existentes para essa faixa etária. Conclui-se que, ao observar esses pontos, eles não se tornariam evidentes sem o exercício autorreflexivo, demandando autocríticas ao analisar o que de fato contribuiu ou não para o processo de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Wagner Feitosa Avelino, UNESP

Doutorando em Educação (PPGE-UNESP-RC) Professor da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP)

Samuel de Souza Neto, USP

Doutorado em Educação (USP) Livre-Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP-RC) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Biociências, UNESP, Rio Claro, São Paulo (PPGE-UNESP-RC)

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Publicado

12.02.2023

Como Citar

AVELINO, Wagner Feitosa; SOUZA NETO, Samuel de. REFLEXÃO CRÍTICA NO COTIDIANO ESCOLAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA: UM ESTUDO AUTOETNOGRÁFICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23024, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23024.id1652. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/169. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias