REFLEXÃO CRÍTICA NO COTIDIANO ESCOLAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA: UM ESTUDO AUTOETNOGRÁFICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23024.id1652

Palavras-chave:

Autoetnografia, Disciplina de História, Plano de Aula, Reflexão Crítica

Resumo

Este texto objetiva descrever e analisar as práticas pedagógicas de um professor da Disciplina de História na Educação Básica, por meio da reflexão crítica sobre um relato de experiência, materializado no plano de aula. Optou-se por um estudo qualitativo descritivo/exploratório/analítico em uma perspectiva autoetnográfica. O objeto de análise está estruturado conforme as habilidades e competências para o 8º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, e apoiado nos saberes docentes e conhecimentos dos professores. Como procedimento, foi utilizada a análise documental do plano de aula e as quatro ações da reflexão crítica de Smyth (1992). Identificou-se pontos nevrálgicos, no que tange aos estudos, debates, formação continuada e poucos materiais didáticos existentes para essa faixa etária. Conclui-se que, ao observar esses pontos, eles não se tornariam evidentes sem o exercício autorreflexivo, demandando autocríticas ao analisar o que de fato contribuiu ou não para o processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wagner Feitosa Avelino, UNESP

Doutorando em Educação (PPGE-UNESP-RC) Professor da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP)

Samuel de Souza Neto, USP

Doutorado em Educação (USP) Livre-Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP-RC) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Biociências, UNESP, Rio Claro, São Paulo (PPGE-UNESP-RC)

Referências

ALBUQUERQUE, Wlamyra Ribeiro de, FILHO, Walter Fraga. Uma história do negro no Brasil. Centro de Estudos Afro-Orientais; Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006.

ANDRÉ, Maria da Consolação. O ser negro: a construção da subjetividade em afrobrasileiros. Brasília: LGE, 2008.

BATISTA, Antônio Augusto Gomes. O Conceito de “Livros Didáticos”. In: BATISTA, Antônio Augusto G.; GALVÃO, Ana Maria de O. Livros Escolares de Leitura no Brasil: elementos para uma história. Campinas/SP: Mercado das Letras. 2009.

BOSSLE, Fabiano; MOLINA NETO, Vicente. No “olho do furacão”: uma autoetnografia em uma escola da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 31, n. 1, p. 131-146, 2009. Disponível em: http://www.revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/639. Acesso em: 16 jun. 2022.

BOURDIEU, Pierre. Algumas propriedades do campo. In: BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Tradução de Jeni Vaitsman. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983, p. 89-94.

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º ano: ensino fundamental: anos finais. 4ª ed. São Paulo: FTD, 2018.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 23 maio. 2022.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069/90. São Paulo, Atlas, 1991. Brasil. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, Distrito Federal. 1996.

BRASIL. Lei nº 10.639 de 09 de janeiro de 2003. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura Afro-Brasileira” e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 25 maio. 2022.

BRASIL. Lei 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11645.htm. Acesso em: 25 abr. 2022.

BURKE, Peter. A história dos acontecimentos e o renascimento da narrativa. In: BURKE, Peter (org.) A escrita da História: novas perspectivas. São Paulo: Unesp, 1992.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica; traduzido por Vera Maria Xavier dos Santos; São Paulo: Editora Unesp, 2017.

CARVALHO, Taynara Franco; SOUZA NETO, Samuel. A análise de práticas no campo da Educação Física Escolar. Pensar a Prática, Goiânia, 2019, v. 22. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/1c6f/286813c740496fae6b12fdaa47c449373817.pdf. Acesso em: 26 mar. 2022.

CARVALHO, Taynara Franco; SOUZA NETO, Samuel. Relato de experiência sobre a análise de práticas no campo da educação física escolar In: CARDOSO, Afonso Ligório; IMAYUKI, Eliane Hosokawa; CRUZ Edmilson; LIMA, Creriane Nunes. Sistema Interativo de Ensino: Livro Didático de Língua Portuguesa do 8º ano. Tatuí: Editora Casa Publicadora Brasileira, 2020.

CARVALHO FILHO, Josué Jose de; BONATTO RUFINO, Luiz Gustavo.; SOUZA NETO, Samuel de. Análise da prática docente na Educação Superior: autoetnografia e reflexão crítica no contexto da Amazônia Ocidental. Educação: Teoria e Prática, v. 30, n. 63, p. 1-22, 14 dez. 2020. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/13244. Acesso em: 26 mar. 2022.

CHANG, Heewon. Autoethnography as method. Walnut Creek, CA: Left Coast Press, 2008.

ELLIS, Carolyn. The ethnographic I: a methodological novel about autoethnogrphy. New York/Oxford: Altamira Press, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

FREYRE, Gilberto. Casa grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. Edição crítica de Guillermo Giucci, Enrique Larreta, Edson Fonseca. Paris: Allca XX, 2002. (Coleção Archivos).

GAUTHIER, Clermont; DESBIEN, Jean-Fraçois; MALO, Annie; SIMARD, Denis. Por uma Teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí, RS: Unijuí, 1998.

GONÇALVES, Letícia Cristina; SOUZA NETO, Samuel de. Análise reflexiva da prática profissional biomédica no campo do estágio supervisionado. Revista Prática Docente, v. 6, n. 3, e097, 2021. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/1269. Acesso em: 26 abr. 2022.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). População estimada: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de População e Indicadores Sociais, Estimativas da população residente com data de referência 1o de julho de 2021. Rio de Janeiro: IBGE, 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/americana/panorama. Acesso em: 23 fev. 2022.

MARX, Karl. Sociedade e mudanças sociais. Lisboa: Edições 70, 1974.

MATTOS, Hebe Maria – Ensino de História e a luta contra a discriminação racial no Brasil – In: Ensino de História: Conceitos, temáticas e metodologia / Martha Abreu e Rachel Soihet (orgs.) – Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.

NÓVOA, Antônio. O regresso dos professores. Pinhais, Melo, 2011.

ONU (Organização das Nações Unidas). Declaração Universal dos Direitos Humanos [Internet]. Rio de Janeiro: ONU; 2009. Disponível em: http://www.dudh.org.br/wp-content/uploads/2014/12/dudh.pdf. Acesso em 23 abr. 2022.

ONU (Organização das Nações Unidas). OMS: O impacto da pandemia na saúde mental das pessoas já é extremamente preocupante. 2020. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/85787-oms-o-impacto-da-pandemia-na-saude-mental-das-pessoas-ja-e-extremamente-preocupante. Acesso em 25 fev. 2022.

ORTIZ, Renato. A procura de uma sociologia da prática. In: ORTIZ, Renato (Org). Pierre Bourdieu. Coleção Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Ática, 1994, p. 7–37 n. 39.

POUPART, Jean. A entrevista de tipo qualitativo: considerações epistemológicas, teóricas e metodológicas. In: POUPART, Jean et. al. A Pesquisa Qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. p. 215-253.

RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: A formação e o Sentido do Brasil. – 1 ª ed. 1995 – 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

SÃO PAULO. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Resolução SE 72, de 16-12-2019. Dispõe sobre a carga horária dos docentes da rede estadual de ensino. Disponível em: http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/72_19.HTM. Acesso em 25 abr. 2022.

SÃO PAULO. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo. Currículo Paulista. São Paulo: SEE- SP/UNDIME-SP, 2019.

SANTOS, Carlos José Ferreira dos. Nem tudo era italiano: São Paulo e a pobreza (1890-1915). 4ª edição. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2017. Disponível em: http://www.pordentrodaafrica.com/educacao/as-politicas-de-branqueamento-1888-1920-uma-reflexao-sobre-o-racismo-estrutural-brasileiro. Acesso em: 26 fev. 2022.

SCHÖN, Donald. Educating the reflective practitioner: toward a new design for teaching and learning in the professions. 1ed. San Francisco: Jossey-Bass, 1987.

SERRANO, Nilcéia Aparecida da Silva; Schmild, Wellington. O ensino-aprendizagem de história nas séries iniciais do ensino fundamental. Web Revista Linguagem, Educação e Memória. n. 16, v.16 – jan. a jun. de 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/download/3183/pdf. Acesso em: 26 mar. 2022.

SHULMAN, Lee. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational researcher: Thousand Oaks, v. 15, n. 2, p. 04 – 14, feb/1986. Disponível em: https://depts.washington.edu/comgrnd/ccli/papers/shulman_ThoseWhoUnderstandKnowledgeGrowthTeaching_1986-jy.pdf. Acesso em: 20 abr. 2022.

SHULMAN, Lee S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado. v.9, n.2, Granada, España, 2005, pp.1-30. Disponível em: https://www.ugr.es/~recfpro/rev92ART1.pdf. Acesso em: 17 fev. 2022.

SHULMAN, Lee S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Tradução de Leda Beck. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 196-229, dez. 2014. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293. Acesso em: 20 abr. 2022.

SINERGIA. Sindicato dos Trabalhadores Energético do Estado de São Paulo. Consciência Negra. 2021. Disponível em: https://www.sinergiaspcut.com.br/2021/11/09/veja-onde-e-feriado-no-dia-da-consciencia-negra-em-20-de-novembro-de-2021. Acesso em: 20 abr. 2022.

SKIDMORE, Thomas E. Preto no branco: raça e nacionalidade no pensamento brasileiro (1870- 1930). Tradução Donaldson M. Garschagen. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. 393 p.

SMYTH, John. et al. Critical reflection on teaching and learning. South Australia: Finders Institute for the Study of Teaching, 1999.

SMYTH, John. Teachers’ work and the politics of reflection. American Educational Research Journal, v. 29, n. 2, p. 267-300, 1992. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/00028312029002268. Acesso em: 17 fev. 2022.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 3. ed. Trad. Francisco Pereira. Petrópolis, RJ: Vozes. 2013.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes. 2002.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. (orgs). O ofício de professor. Histórias, perspectivas e desafios internacionais. Petrópolis: Vozes, 2008.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.

TARDIN, Heitor Perrud; SOUZA NETO, Samuel de. Análise da prática na Educação Física: o plano de aula como reflexão crítica de um professor iniciante. Revista Prática Docente, v. 6, n. 2, e073, 2021. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/1267. Acesso em 26 mar. 2022.

THIERREN, Jacques. O saber social da prática docente. Educação e Sociedade. Campinas, n. 46, 1993. p.408-418, 1993. Disponível em: http://www.jacquestherrien.com.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=17. Acesso em 15 abr. 2022.

VERSIANI, Daniela Beccaccia. Autoetnografias: conceitos alternativos em construção. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2005.

WITTORSKI, Richard. A contribuição da análise das práticas para a profissionalização dos professores. Cadernos de pesquisa. v. 44, n. 154 p. 894-911, dez. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/ZhxjyZtGftLspY7c3YJ8vPm/?lang=pt&format=pdf. Acesso em 17 mar. 2022.

ZEICHNER, Kenneth. Minogue. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: EDUCA, 1993.

Downloads

Publicado

12.02.2023

Como Citar

AVELINO, Wagner Feitosa; SOUZA NETO, Samuel de. REFLEXÃO CRÍTICA NO COTIDIANO ESCOLAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA: UM ESTUDO AUTOETNOGRÁFICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23024, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23024.id1652. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/169. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias