ANÁLISE REFLEXIVA DA PRÁTICA PROFISSIONAL BIOMÉDICA NO CAMPO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
DOI:
10.23926/RPD.2021.v6.n3.e097.id1269Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Análise de Práticas, Saberes Docentes, Biomedicina, DispositivoResumo
Este trabalho objetiva identificar e analisar os saberes mobilizados na prática de uma supervisora de estágio obrigatório do curso de Biomedicina de instituição privada do interior paulista. Para isto, optou-se pelo estudo descritivo exploratório e analítico, com uma abordagem qualitativa que envolveu como técnica o relato das rotinas. A análise dos saberes mobilizados na prática foi fundamentada nas quatro ações da reflexão crítica: descrição, informação, confrontação e reconstrução. Entre os resultados, observou-se a pluralidade dos saberes que ocorrem simultaneamente e orientam a prática docente. Consequentemente, verificou-se um modelo emergente de formação dado pela tríade: reflexão, pesquisa e crítica. Como desafio, emerge que a área do estágio necessita da inclusão da integralidade e humanização para romper com os limites da formação fragmentada. Concluindo, a análise de práticas deve ser considerada não só um dispositivo que permita identificar a mobilização de saberes, mas também de construção de uma epistemologia da prática profissional.
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