ANÁLISE REFLEXIVA DA PRÁTICA PROFISSIONAL BIOMÉDICA NO CAMPO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n3.e097.id1269

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Análise de Práticas, Saberes Docentes, Biomedicina, Dispositivo

Resumo

Este trabalho objetiva identificar e analisar os saberes mobilizados na prática de uma supervisora de estágio obrigatório do curso de Biomedicina de instituição privada do interior paulista. Para isto, optou-se pelo estudo descritivo exploratório e analítico, com uma abordagem qualitativa que envolveu como técnica o relato das rotinas. A análise dos saberes mobilizados na prática foi fundamentada nas quatro ações da reflexão crítica: descrição, informação, confrontação e reconstrução. Entre os resultados, observou-se a pluralidade dos saberes que ocorrem simultaneamente e orientam a prática docente. Consequentemente, verificou-se um modelo emergente de formação dado pela tríade: reflexão, pesquisa e crítica. Como desafio, emerge que a área do estágio necessita da inclusão da integralidade e humanização para romper com os limites da formação fragmentada. Concluindo, a análise de práticas deve ser considerada não só um dispositivo que permita identificar a mobilização de saberes, mas também de construção de uma epistemologia da prática profissional.

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Biografia do Autor

Letícia Cristina Gonçalves, UNESP

Mestrado em Biologia Celular e Molecular (UNESP-RC) Supervisora de estágio na FHO- Uniararas, Discente no programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas

Samuel de Souza Neto, UNESP

Livre-Docência (UNESP) Professor Associado na Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho- (UNESP)

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Publicado

31.12.2021

Como Citar

GONÇALVES, Letícia Cristina; SOUZA NETO, Samuel de. ANÁLISE REFLEXIVA DA PRÁTICA PROFISSIONAL BIOMÉDICA NO CAMPO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 3, p. e097, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n3.e097.id1269. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/308. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias