JOVENS MULHERES: MOTIVOS DO ABANDONO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM DUAS ESCOLAS DO ESTADO DE MATO GROSSO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n1.e015.id1038

Palavras-chave:

Mulheres, Educação de Jovens e Adultos, Trajetória, Direito Social

Resumo

O artigo tem por objetivo abordar as questões relativas ao abandono escolar na modalidade da EJA – Educação de Jovens e Adultos, em duas escolas do Estado de Mato Grosso. Para atender aos objetivos do estudo foi empregada a pesquisa qualitativa, com a utilização de fontes bibliográficos, documental e a história oral. O abandono escolar demarca a grande incidência de evasão que ocorre na EJA na perspectiva da educação noturna, em especial com as mulheres. Os registros documentais coletados nas duas unidades escolares legitimam a veracidade desse problema, cujo contexto epistêmico conta com o aporte teórico de pensadores que discutem o tema, como Heleieth Saffioti, Paul Thompson e outros, cujos trabalhos dão suporte para entender a dificuldade presente na trajetória de considerável parcela da sociedade, que busca a formação escolar como um direito social. A análise dos dados mediante instrumentos utilizados na pesquisa contribuiu para legitimar a existência do problema anunciado nesta produção, que denuncia o abandono escolar de jovens alunas da EJA.

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Biografia do Autor

Enerci Candido Gomes, IFMT

Mestre em Ensino (UNIC/IFMT) Docente da Secretária de Estado de educação de Mato Grosso (SEDUC/MT)

Maria das Graças Campos, UERJ

Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Maria Geni Pereira Bilio, IFMT

Mestre em Ensino (UNIC/IFMT) Docente da Prefeitura Municipal de Várzea Grande-Mato Grosso

Nair Mendes de Oliveira, IFMT

Mestre em Ensino (UNIC/IFMT) Servidora efetiva do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

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Publicado

30.04.2021

Como Citar

CANDIDO GOMES, Enerci; GRAÇAS CAMPOS, Maria das; PEREIRA BILIO, Maria Geni; OLIVEIRA, Nair Mendes de. JOVENS MULHERES: MOTIVOS DO ABANDONO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM DUAS ESCOLAS DO ESTADO DE MATO GROSSO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 1, p. e015, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n1.e015.id1038. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/378. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias

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