EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DE DUAS ESCOLAS EM CUIABÁ

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p834-851.id538

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Oportunidades, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Este artigo faz parte de uma pesquisa maior desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da UNIC– Universidade de Cuiabá em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso-IFMT. A pesquisa de qualitativa tem por objetivo analisar a maneira pela qual se dá a abordagem curricular dessa modalidade de ensino, procurando evidenciar a percepção discente acerca dos quesitos estruturais relativos à esfera educacional pertinente ao currículo que perpassa o processo formativo dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em duas escolas públicas do município de Cuiabá. Elegemos como metodologia o uso de fontes documentais e bibliográficas, sendo que a coleta de dados foi realizada via aplicação de questionário sócio econômico aos alunos das escolas lócus da pesquisa, utilizando como técnica de investigação o grupo focal. Como resultado foi possível compreender a atual intenção formativa da EJA nas escolas em foco, para repensar as dimensões teóricas e práticas no que se refere ao currículo desenvolvido na EJA nas escolas da pesquisa. Constatamos que, ao longo do tempo, a modalidade de ensino em tela tem sido desvalorizada, uma vez que as políticas públicas direcionadas para a mesma não apresentam preocupação no que se refere às suas especificidades, pois os atores sociais que as compõem são indivíduos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade regular, que deve ser levado em consideração no seu processo formativo, ainda que tardio.

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Biografia do Autor

Maria Geni Pereira Bilio, UNIC

Mestranda em Ensino (UNIC) Professora de I a IV da Prefeitura Municipal de Várzea Grande

Nair Mendes de Oliveira, UNIC

Mestranda em Ensino (UNIC) Pedagoga no Instituto Federal de Mato Grosso (PROEN/IFMT)

Maria das Graças Campos, UERJ

Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ) Professora do IUNI (UNIC)

Enerci Candido Gomes, UNIC

Mestre em Ensino (UNIC) Professora da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT)

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Publicado

27.12.2019

Como Citar

PEREIRA BILIO, Maria Geni; MENDES DE OLIVEIRA, Nair; GRAÇAS CAMPOS, Maria das; CANDIDO GOMES, Enerci. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DE DUAS ESCOLAS EM CUIABÁ. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 834–851, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p834-851.id538. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/539. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias