OS REFLEXOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO POR MEIO DO PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: A PERCEPÇÃO DOS CURSISTAS
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p334-354.id405Palavras-chave:
Reflexos da formação continuada, Percepção, Ressignificação da prática educativa não docenteResumo
Este estudo tem por objetivo analisar os reflexos da prática docente desenvolvida na formação continuada em serviço por meio do Programa Profuncionário , junto aos cursistas do Polo Cefapro Diamantino, no município de Nova Maringá – MT, cuja finalidade consiste na formação dos trabalhadores não docentes que atuam na escola. A experiência possibilita a ressignificação da razão de ser servidor, atribuindo-lhes o sentimento de pertença e de educador. Para atender aos objetivos propostos por esta investigação, elegemos a pesquisa qualitativa para a qual utilizamos fontes, dentre as quais, bibliográfica, documental e estudo de caso, tendo como abordagem a coleta de dados, observação e diálogo com os participantes via entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciam que os servidores visualizam no Programa a oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Mesmo diante de algumas dificuldades os alunos têm buscado meios para ampliar o uso das Tecnologias de Informação e do Conhecimento, na busca por realização e melhores resultados do trabalho. Os cursistas se esforçam para realizar com responsabilidade todas as atividades propostas para melhorar a qualidade da função que lhes é atribuída, bem como para desenvolver uma prática educativa significativa na instituição de ensino em que estão inseridos.
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