A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS EM UM INSTITUTO FEDERAL: PONTOS E CONTRAPONTOS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n1.e021.id976

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Educação de surdos, Categorias analíticas

Resumo

A inclusão de alunos surdos no contexto da escola regular ainda se apresenta como um grande desafio. O objetivo deste trabalho foi analisar como ocorre o processo de inclusão dos alunos surdos nos Cursos Técnicos do Instituto Federal do Amazonas - Campus Manaus Centro. Participaram da pesquisa 06 alunos surdos, 06 docentes, 04 pedagogas, 01 representante do NAPNE e 02 Intérpretes e Tradutores de Libras. Utilizou-se para a coletada de dados as entrevistas, observações (registro em diário de campo) e rodas de conversa. A análise dos dados foi feita através da Análise de conteúdo com a obtenção de 03 categorias finais. As categorias obtidas indicam que o processo de inclusão naquele Instituto foi iniciado e está em andamento (mesmo que de forma incipiente) mas ainda precisa de ajustes e reparos para o seu fortalecimento através da transformação de ações inclusivas parciais ou articuladas.

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Biografia do Autor

Cristiane Rodrigues de Freitas, IFAM

Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (IFAM) Pedagoga do Instituto Federal do Amazonas (IFAM)

Cirlande Cabral da Silva, IFAM

Pós doutorado em Educação em Ciência, Professor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) Professor do PPG em Educação Profissional e Tecnológica (IFAM) e do PPG em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UEA)

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Publicado

30.04.2021

Como Citar

RODRIGUES DE FREITAS, Cristiane; CABRAL DA SILVA, Cirlande. A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS EM UM INSTITUTO FEDERAL: PONTOS E CONTRAPONTOS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 1, p. e021, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n1.e021.id976. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/384. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias