A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS EM UM INSTITUTO FEDERAL: PONTOS E CONTRAPONTOS
DOI:
10.23926/RPD.2021.v6.n1.e021.id976Palavras-chave:
Educação inclusiva, Educação de surdos, Categorias analíticasResumo
A inclusão de alunos surdos no contexto da escola regular ainda se apresenta como um grande desafio. O objetivo deste trabalho foi analisar como ocorre o processo de inclusão dos alunos surdos nos Cursos Técnicos do Instituto Federal do Amazonas - Campus Manaus Centro. Participaram da pesquisa 06 alunos surdos, 06 docentes, 04 pedagogas, 01 representante do NAPNE e 02 Intérpretes e Tradutores de Libras. Utilizou-se para a coletada de dados as entrevistas, observações (registro em diário de campo) e rodas de conversa. A análise dos dados foi feita através da Análise de conteúdo com a obtenção de 03 categorias finais. As categorias obtidas indicam que o processo de inclusão naquele Instituto foi iniciado e está em andamento (mesmo que de forma incipiente) mas ainda precisa de ajustes e reparos para o seu fortalecimento através da transformação de ações inclusivas parciais ou articuladas.
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