A INTERNET E O SEU ACESSO PELOS ESTUDANTES EM PERÍODO ESCOLAR: À PROCURA DE UMA EPISTEMOLOGIA COMPORTAMENTAL E PSICOLÓGICA EM AMBIENTE ESCOLAR

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1459-1476.id697

Palavras-chave:

Novas tecnologias, Educação, Internet na educação, Formação de professores

Resumo

Novas tecnologias como a utilização da internet e do telefone celular alcançam cada vez mais a sala de aula. O objetivo desse artigo é compreender como ocorre a construção de uma epistemologia psicológica e comportamental em ambiente escolar. A metodologia utilizada se baseia na técnica de observação participante e pesquisa documental no firewall da rede de internet utilizada em uma escola, investigando o dia letivo em suas 24 horas, nos três, dos cinco dias de aulas semanais. Os resultados indicam que os horários de aula são justamente aqueles em que os estudantes mais acessam a rede, mesmo havendo proibição em contrário. Percebe-se que é tarefa educativa mediar a formação de hábitos mentais em relação ao tempo para o acesso às tecnologias sem se retirar o seu livre arbítrio que vem sendo exercido, através de burla à proibição imposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marco Aurélio Nicolato Peixoto, UFMT

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (UFMT) Professor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)

Lucas Ribeiro Lima, IFMG

Tecnólogo em Processamento de dados, Servidor do setor de Tecnologia e Informática do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)

Cirlande Cabral da Silva, UFSM

Pós doutorado em Educação em Ciências (UFSM) Professor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM)

Referências

AUSUBEL, David. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. 2ª ed. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2000.

BARBOSA, Márcia Silvana. Silveira. O papel da escola: obstáculos e desafios para uma educação transformadora. 2004. 234 f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade do Rio Grande do Sul Porto Alegre, 2004. Disponível em: < https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/6668/000488093.pdf>. Acesso em 28/04/2020.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em rede. 1ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2017.

CHIOSSI, R. R.; COSTA C. S. Novas formas de aprender e ensinar: a integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na formação de professores da educação básica. Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte, v. 11, n. 2 2018, 160-176. DOI: https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.160-176

CRUZ, Tadeu. Sistemas de informações gerenciais: tecnologias da informação e a empresa do século XXI. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2011.

DAMÁSIO, Antônio.; MOTTA, Laura Teixeira. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento em si. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

DARWIN, Charles. The origen of species by means of natural selection. 1ª ed. London: John Murray, Albemable Street, 1859.

GERHARDT, Tatiana Engel.; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. 1ª ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

JEANNEROD, Marc. O Cérebro íntimo. 1ª ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2005.

JUNIOR, Claudemir Públio. O docente e o uso das tecnologias no processo de ensinar e aprender. Revista Ibero – Americana em Educação, Araraquara, v.13, n. 3, 2018, 1092-1105. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n3.2018.11190

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3ª ed. São Paulo: Editora 34, 2010

LÉVY, Pierre. Inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 1ª ed. São Paulo: Loyola, 2000.

MORGADO, I. Cómo el cerebro aprende, recuerda y olvida. Alambique didatica de las ciencias experimentales, Espanha, v. 2, n. 68, 2011, 19-29.

OLIVEIRA, Celina Couto de. Ambientes informatizados de aprendizagem: produção e avaliação de software educativo. 1ª ed. Campinas: Papirus, 2001.

PEIXOTO, Marco Aurélio Nicolato.; TERÁN, Augusto Fachín; BARBOSA, Ierecê. Aprendizagem em espaços não formais: didática, aprendizagem e epistemologia. In: Temas sobre ensino de ciências em espaços não formais: avanços e perspectivas. Manaus: UEA, 2016. p. 151-163.

SANTROSA, Lúcia Maria Costi.; CONFORTO, Débora. Formação de professores em tecnologias digitais acessíveis. 1ª ed. Porto Alegre: Evangraf, 2012.

TENÓRIO, Robinson Moreira. Cérebros e computadores: a complementaridade analógico-digital na informática e na educação. 1ª ed. São Paulo: Escrituras, 1998.

VALENTE, Carlos.; MATTAR NETO, João Augusto . Second Life e Web 2.0 na educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. 1ª ed. São Paulo: Novatec, 2007.

VYGOTSKY, Lev. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 1ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

31.08.2020

Como Citar

NICOLATO PEIXOTO, Marco Aurélio; RIBEIRO LIMA, Lucas; CABRAL DA SILVA, Cirlande. A INTERNET E O SEU ACESSO PELOS ESTUDANTES EM PERÍODO ESCOLAR: À PROCURA DE UMA EPISTEMOLOGIA COMPORTAMENTAL E PSICOLÓGICA EM AMBIENTE ESCOLAR. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 1459–1476, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1459-1476.id697. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/471. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.