ENSINO DE LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS NO IFAL: ANÁLISE DE NECESSIDADES DOS USOS DAS LÍNGUAS ESPANHOLA E INGLESA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p743-763.id644

Palavras-chave:

Análise das necessidades, Ensino de línguas para fins específicos, Hotelaria

Resumo

Este trabalho teve como objetivo verificar as necessidades de usos das línguas espanhola e inglesa no curso Tecnológico em Hotelaria a partir das percepções de profissionais que atuam no ramo hoteleiro, turistas estrangeiros e estudantes. O referencial teórico está representado por estudos das áreas de ensino de línguas para fins específicos e análise de necessidades. A metodologia foi realizada em três etapas e utilizou-se questionários semiestruturados como instrumento de coleta e geração de dados. Os resultados demonstram que os funcionários dos hotéis não se sentem preparados para interagir verbalmente com os turistas estrangeiros, fato corroborado por esses turistas que apontam para a necessidade de os profissionais adquirirem o vocabulário básico da área. Além disso, percebemos também que os estudantes desconhecem suas necessidades em relação à aprendizagem dessas línguas. Como conclusão, observa-se a necessidade de ofertar formação aos profissionais que atuam nos hotéis e de reformular as ementas das duas disciplinas no curso de hotelaria.

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Biografia do Autor

Claudemir Cândido da Silva, UFAL

Graduado em Hotelaria, Graduando em Letras-Inglês (UFAL)

Diana Gleise dos Santos Ferraz, IFAL

Graduanda em Gestão de Turismo (IFAL)

Christiane Batinga Agra, UFAL

Doutoranda em Linguística (UFAL) Mestra em Linguística (UFAL) Professora no Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Flávia Karolina Lima-Duarte, UFAL

Doutora em Linguística (UFAL) Professora no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

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Publicado

31.08.2020

Como Citar

CÂNDIDO DA SILVA, Claudemir; SANTOS FERRAZ, Diana Gleise dos; BATINGA AGRA, Christiane; LIMA-DUARTE, Flávia Karolina. ENSINO DE LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS NO IFAL: ANÁLISE DE NECESSIDADES DOS USOS DAS LÍNGUAS ESPANHOLA E INGLESA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 743–763, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p743-763.id644. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/430. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias