UMA PROPOSTA DE ENSINO DO GÊNERO RESUMO ESCOLAR EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p229-240.id87

Palavras-chave:

Ensino médio integrado, Estudos retóricos de gênero, Resumo

Resumo

Este trabalho teve como objetivo ensinar o movimento retórico do gênero resumo escolar a estudantes do ensino médio integrado do Instituto Federal de Alagoas. O referencial teórico está representado pelas contribuições dos estudos retóricos de gênero (BAZERMAN, 2009) e do gênero textual resumo (LEITE 2006; MACHADO, LOUSADA & ABREU-TARDELI, 2004). Esta investigação é de natureza qualitativa e os instrumentos para análise dos dados estão compostos por dois resumos escritos em dois momentos diferentes: (1) antes do ensino do movimento retórico de gênero e (2) após o ensino do movimento retórico. Os resultados demonstram que, na primeira etapa, muitos estudantes entendiam que resumir era copiar de modo fiel os trechos considerados importantes. Na segunda etapa, percebemos que houve melhoras significativas na escrita do gênero resumo. A conclusão aponta para a necessidade de inclusão de atividades de escrita dos gêneros que circulam nas áreas de formação no ensino médio integrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nayane Santos Lopes , IFAL

Graduada em Letras pelo Instituto Federal de Alagoas, campus Maceió (IFAL)

Flávia Karolina Lima-Duarte, UFCG

Mestra em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora do Curso de Letras no Instituto Federal de Alagoas, campus Maceió (IFAL/ IFMT)

Referências

BIASI-RODRIGUES, B. O gênero resumo: uma prática discursiva da comunidade acadêmica. In: Bernadete Biasi-Rodrigues, Júlio César Araújo, Socorro Cláudia Tavares de Sousa (Org.). Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com Jhon Swales. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009, p. 49-75.

BAZERMAN. C. Atos de fala, gêneros textuais e sistemas de atividades: como os textos organizam atividades e pessoas. In: ______. Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Cortez, 2009. p. 19-6.

BAZERMAN. C; PRIOR, P. A participação em mundos socioletrados emergentes: gênero, disciplinaridade, interdisciplinaridade. In. BAZERRMAN, C. Escrita, Gênero e Interação Social. São Paulo: Cortez, 2007. p. 150-197.

DEVITT, A. J. Writing Genres. Carbondale: Southern Illinois University Press, 2004.

LEITE, M. Q. Resumo. 1. ed. São Paulo: Paulistana, 2006.

LEONARDI, A.C. Popeye estava certo: espinafre pode alterar seus músculos. Super Interessante, 6 out 2016. Disponível em: <https://super.abril.com.br/ciencia/popeye-estava-certo-espinafre-pode-alterar-seus-musculos/>. Acessado em: 20 de outubro de 2016.

MACHADO, A. R; LOUSADA, E; ABREU-TARDELLI, L. S. Resumo. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

Downloads

Publicado

22.12.2017

Como Citar

SANTOS LOPES , Nayane; LIMA-DUARTE, Flávia Karolina. UMA PROPOSTA DE ENSINO DO GÊNERO RESUMO ESCOLAR EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 2, n. 2, p. 229–240, 2017. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p229-240.id87. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/628. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)