ENSINO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA FUNDAMENTADO NO ENSINO CENTRADO NO APRENDIZ

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p823-842.id760

Palavras-chave:

Luta, Escola, Educação Física

Resumo

Objetiva-se, neste artigo, descrever uma experiência de ensino das lutas na Educação Física Escolar, envolvendo as possibilidades, as estratégias e os desafios presentes no processo de ensino e aprendizagem desta modalidade. De cunho qualitativo-descritivo, este estudo caracteriza-se como um relato de experiência, a qual baseou-se na teoria do ensino centrada no aprendiz, fundamentada nos princípios do construtivismo. A experiência foi realizada no ano de 2018, em uma escola pública municipal da cidade de Blumenau (SC), nas aulas de Educação Física Escolar com a participação de 313 estudantes de 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental. Os resultados evidenciaram o desenvolvimento de habilidades como criatividade, empatia e reflexividade, bem como ampliação da consciência de si durante o processo e reconhecimento da necessidade de assumir maior responsabilidade pelo próprio aprendizado. Concluiu-se que é possível adotar as lutas como conteúdo, oportunizando aos estudantes papel ativo no processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jaqueline da Silva, UFSC

Mestranda em Educação Física (UFSC) Especialista em Educação Física Escolar (UNIASSELVI)

Allana Alexandre Cardoso, UFSC

Doutoranda em Educação Física (UFSC) Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC)

Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira, UDESC

Doutorando em Ciências do Movimento Humano (UDESC) Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC)

Gelcemar Oliveira Farias, UFSC

Doutora em Educação Física (UFSC) Professora adjunta na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Referências

ALMEIDA, Luciano de; MARTINS, Fabrício Döring. Educação Física Escolar no ensino médio integrado: limites e possibilidades de uma proposta de intervenção. Revista Prática Docente, Confresa, v. 5, n. 1, p. 100-120, jan/abr 2020. Disponível em: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p100-120.id635. Acessado em: 10 jun. 2020.

BIDARRA; Maria da Graça Amaro; FESTAS, Maria Isabel Ferraz. Construtivismo(s): Implicações e Interpretações Educativas. Revista Portuguesa de Pedagogia, Coimbra, v. 39, n. 2, p. 177-195, 2005. Disponível em: https://eg.uc.pt/handle/10316/11548. Acessado em: 10 mar. 2020.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física, 3o e 4o ciclos. Brasília: MEC / SEF, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física, ensino de quinta a oitava séries. Brasília: MEC / SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996.

CAPOEIRA, Nestor. Capoeira: os fundamentos da malícia. Rio de Janeiro: Record, 2001.

CARREIRO, Eduardo Augusto. Lutas. In: DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física Escolar: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

CHAVES, Paula Nunes; SILVA, Ivana Lúcia da; MEDEIROS, Rosie Marie Nascimento de. Lutas na Educação Física Escolar: uma experiência no ensino médio. Cadernos de Formação RBCE, v. 5, n. 2, p. 80-91, 2015. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/2011/1023. Acessado em: 15 mar. 2020.

CIRINO, Cirino; PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de Campos; SCAGLIA, Alcides José Sistematização dos Conteúdos das Lutas para o Ensino Fundamental: uma proposta de ensino pautada nos jogos. Revista Mineira de Educação Física, Viçosa, v. especial, n. 9, p. 221-227, 2013.

CORREIA, Carolini de Souza Vilela; SPESSATTO, Marizete Bortolanza. No ritmo da música: análise de uma experiência com estudantes do ensino médio em aulas de Sociologia. Revista Prática Docente, Confresa, v. 4, n. 2, p. 852-868, jul/dez 2019. Disponível em: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p852-868.id543. Acessado em: 10 jun. 2020.

CRUZ, Marlon Messias Santana; CASTRO NETA, Abília Ana; SORTE, Drieli Fernandes Boa; SANTOS, Joice Tainá de Jesus; MEDEIROS, Ana Gabriela Alves. Tematizando as lutas na Educação Física Escolar: relato de uma prática pedagógica no contexto do PIBID. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 16, n. 1, p. 109-115, 2018. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/18778. Acessado em: 05 mar. 2020.

DAOLIO, Jocimar. Educação Física Escolar: em busca da pluralidade. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, supl. 2, p. 40-42, 1996. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rpef/article/view/139646. Acessado em: 31 jul. 2017.

DARIDO, Suraya Cristina; GALVÃO, Zenaide; FERREIRA, Lilian Aparecida; FIORIN, Giovanna. Educação Física no Ensino Médio: Reflexões e ações. Motriz, Rio Claro, v. 5, n. 2, p. 138-145, 1999.

DENZIN, Norman Kent; LINCOLN, Yvonna Sessions. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. In: O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2006. p. 432-432.

SANTOS, Rosane Barreto dos; BRASIL, Isabella Blanche Gonçalves. Vivenciando o conteúdo lutas na educação física escolar. Temas em Educação Física Escolar, v. 3, n. 1, p. 60-65, 2018. Disponível em: https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2093. Acessado em: 08 fev. 2020.

DUTRA, Higor; TAVARES, Andressa Silva; SANTOS, Emerson Luiz; COPETTI, Jaqueline. A importância da música na Educação Física: relato de experiência do estágio supervisionado 1. In: Salão internacional de ensino, pesquisa e extensão, 2016, Uruguaiana. Anais... Uruguaiana: UNIPAMPA, 2016. v. 8, n. 1, p. 1-8. Disponível em https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/84718. Acessado em: 10 mar. 2020.

FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo; SILVA, Marlon André. Ensaiando o “novo” em Educação Física Escolar: a perspectiva de seus atores. Revista brasileira de ciências do esporte, Porto Alegre, v. 33, n. 1, p. 119-134, 2011. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/874. Acessado em: 18 jan. 2020.

FERREIRA, Heraldo Simões. As Lutas na Educação Física Escolar. Revista de Educação Física. Fortaleza, n.135, p.36-44, 2006.

FOSNOT, Catherine Twomey. Constructivism: Theory, perspectives and practice. New York: Teachers College, 2005.

FURTADO, Renan Santos; PINHEIRO, Elaine Cristina Monteiro; VAZ, Alexandre Fernandez. Lutas no ensino médio: conhecimento e ensino. Cadernos de Formação RBCE, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 57-69, 2019. Disponível em http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/2359. Acessado em: 10 mar. 2020.

GALATTI, Larissa Rafaela; CIRINO, Carolina; SCAGLIA, Alcides José. Reflexões metodológicas do ensino para o processo de iniciação esportiva das lutas. In: NASCIMENTO, Juarez Vieira; SOUZA, Edison Roberto; RAMOS, Valmor; ROCHA, Julio Cesar Schmitt. C. S. (Orgs.). Educação Física e Esporte: convergindo para novos caminhos... Florianópolis: UDESC, 2015. p. 489-511.

GOMES, Mariana Simões Pimentel. Procedimentos pedagógicos para o ensino das lutas: contextos e possibilidades. 2008. 139 f. Campinas: Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

KAWASHIMA, Larissa Beraldo; SILVA, Ana Paula Vasconcelos da; MOREIRA, Evando Carlos. Experiências com o ensino médio integrado do IFMT: a ginástica laboral como conteúdo da Educação Física. Revista Prática Docente, Confresa, v. 5, n. 1, p. 81-99, jan/abr 2020. Disponível em: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p81-99.id629. Acessado em: 10 jun. 2020.

LOPEZ, Paulo Cesar Grulett, GOLIN, Carlo Henrique, RIBEIRO, Edineia Aparecida Gomes. O conteúdo lutas no ensino médio: discursos dos professores de Educação Física da fronteira Brasil-Bolívia. Pensar a Prática, Goiânia, v.22, n. 1, p. 1-12, 2019. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/54938. Acessado em: 10 jan. 2020.

MALDONADO, Daniel. Teixeira BOCCHINI, Daniel. As três dimensões do conteúdo na Educação Física: tematizando as lutas na escola pública. Conexões, Campinas, v. 11, n. 4, p. 195-211, 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637599. Acessado em: 06 mar. 2020.

MERIDA, Fernanda Vieira; MERIDA, Marcos. Abordagem esportivista. In: SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos. Portas abertas para a Educação Física: falando sobre abordagens pedagógicas. São Paulo: Phorte, 2013. p. 37 – 49.

MIRANDA, André Luis Ferreira; DOS REIS, Lion Matheus Cardoso. O conteúdo lutas nas aulas de Educação Física nas escolas de ensino fundamental do município de São Miguel do Guamá–PA. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, v. 22, n. 1, p. 120-136, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.27888. Acessado em: 06 jun. 2020.

NASCIMENTO, Paulo Rogério Barbosa. Organização e Trato Pedagógico do Conteúdo de Lutas na Educação Física Escolar. Motrivivência, Florianópolis, v. 20, n. 31, p. 36-49, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2008n31p36. Acessado em: 23 jun. 2018.

NASCIMENTO, Paulo Rogério Barbosa do; ALMEIDA, Luciano. A tematização das lutas na Educação Física Escolar: restrições e possibilidades. Revista Movimento. Porto Alegre, v. 13, n.3, p. 91-110, 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/3567. Acessado em: 10 dez. 2019.

NEIRA, Marcos Garcia. Análise e produção de relatos de experiência da educação física cultural: uma alternativa para a formação de professores. Textos FCC, v. 53, p. 53-103, 2017. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/textosfcc/article/viewFile/5552/3586. Acessado em: 25 ago. 2020.

NOGUEIRA, Valdilene Aline; FARIAS, Uirá de Siqueira; MALDONADO, Daniel Teixeira. Práticas Pedagógicas inovadoras nas aulas de Educação Física Escolar: indícios de mudanças 2. Curitiba: CRV, 2017.

OLIVEIRA, Amauri Bássoli de. Metodologias emergentes no ensino da Educação Física. Revista da Educação Física, Maringá, v. 8, n.1, p. 21-27, 1997.

OLIVIER, Jean Claude. Das brigas aos jogos com regras: enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de Campos, CIRINO, Cirino, CORRÊA, Adriano Oliveira, FARIAS, Gelcemar Oliveira. Lutas na escola: sistematização do conteúdo por meio a teia do conhecimento das lutas em rede. Conexões, Campinas v.15, n.3, p. 338-348, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8648512. Acessado em: 07 mar. 2019.

ROSÁRIO, Luís Fernando; DARIDO, Suraya Cristina. A Sistematização dos conteúdos da Educação Física na escola: a perspectiva dos professores experientes. Revista Motriz, Rio Claro, v. 11, n. 3. p. 167-178, 2005.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. DARIDO, Suraya Cristina. Possíveis diálogos entre a Educação Física Escolar e o conteúdo das lutas na perspectiva da cultura corporal. Conexões, Campinas, v. 11, n. 1, p. 145-170, 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637635. Acessado em: 10 mar. 2020.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. O ensino das lutas na escola: possibilidades para a Educação Física. Porto Alegre: Penso Editora, 2015.

SANCHIS, Isabelle de Paiva; MAHFOUD, Miguel. Construtivismo: desdobramentos teóricos e no campo da educação. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 4, n. 1, 2010. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/120. Acessado em: 10 mar. 2020.

SANTOS, Marcio Antonio Raiol; BRANDÃO, Pedro Paulo Souza. Produção do conhecimento em lutas no currículo da Educação Física Escolar. Movimento, Porto Alegre, v. 25, n. 24, p. 1-13, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/78143/52719. Acessado em: 10 mar. 2020.

SANTOS, Sérgio Oliveira dos. Utilizando recursos materiais alternativos nas aulas de Educação Física Escolar. In: MOREIRA, Evandro Carlos; PEREIRA, Raquel Stoilov. Educação Física Escolar: desafios e propostas 2. Várzea Paulista: Fontoura: 2011.

SCAPIN, Gislei José; Camargo, Maria Cecília da Silva; Souza, Maristela da Silva; Costa, Leandra; Charão, Carine Marques. A construção de material pedagógico para o ensino do jogo e o processo educativo na Educação Física crítico-superadora. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 61, p. 01-20, abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e61616/0. Acessado em: 10 mar. 2020.

SILVA, Marcelo Luiz. O uso de materiais de baixo custo para experimentação nas aulas de densidade e pressão hidrostática. Revista Prática Docente, Confresa, v. 2, n. 1, p. 62-70, jan/jun 2017. Disponível em: https://doi.org/10.23926/rpd.v2i1.47. Acessado em: 10 jun. 2020.

SILVA, Eurípedes Norberta da; QUADROS, Imara Pizzato. Educação musical na perspectiva metodológica de aprendizagem interdisciplinar. Revista Prática Docente, Confresa, v. 4, n. 1, p. 134-153, jan/jun 2019. Disponível em: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p134-153.id305. Acessado em: 10 jun. 2020.

TREVISAN; Andreia Cristina Rodrigues; TREVISAN, Eberson Paulo; RIBEIRO, Katia Dias Ferreira A relação entre teoria e prática no processo de desenvolvimento profissional docente: o caso da Escola Luiza Nunes Bezerra. Revista Prática Docente, Confresa, v. 3, n. 1, p. 352-365, jan/jun 2018. Disponível em: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p352-365.id176. Acessado em: 10 jun. 2020.

WEIMER, Maryellen. Learner-centered teaching: Five key changes to practice. New Jersey: John Wiley & Sons, 2002.

WEIMER, Maryellen. Learner-centered teaching: Five key changes to practice. San Francisco: Jossey- bass, 2013.

Downloads

Publicado

31.08.2020

Como Citar

SILVA, Jaqueline da; ALEXANDRE CARDOSO, Allana; CAMPOS PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de; OLIVEIRA FARIAS, Gelcemar. ENSINO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA FUNDAMENTADO NO ENSINO CENTRADO NO APRENDIZ. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 823–842, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p823-842.id760. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/434. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias