COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DE UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e012.id1360

Palavras-chave:

Educação Física, Professor, Gestão, Educação Especial

Resumo

Ao final da formação inicial docente, alguns estudantes já têm delineada a trajetória profissional a ser seguida. Uma das possibilidades que se apresenta aos futuros professores de Educação Física é a atuação na Educação Especial. Esse estudo tem por objetivo relatar a experiência de um professor de Educação Física atuante na Educação Especial, nas funções de professor e de gestor. Vislumbra-se propor uma reflexão acerca dos elementos que favoreceram a aquisição de competências profissionais no início da docência. O relato de experiência configura-se como narrativa, descrevendo experiência, lugar e tempo, com aporte teórico, legitimando ações e fenômenos científicos. As competências adquiridas na prática docente e na função de gestor configuram-se, através dos processos descritivo e reflexivo, como saberes oriundos da prática, podendo ser materializados. Ao final do estudo, verifica-se que a diversidade de ações possibilitou a aquisição das competências, consideradas em cada contexto de intervenção.

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Biografia do Autor

Cleberson Roberto de Oliveira, UDESC

Mestrando em Ciências do Movimento Humano (UDESC/CEFID) Professor do Colégio Mundo do Saber

Renato Daniel Trusz, UDESC

Doutorando em Ciências do Movimento Humano (UDESC/CEFID) Mestre em Educação Física, Secretaria de Educação de Balneário Camboriú

Gelcemar Oliveira Farias, UDESC

Doutora em Educação Física, Docente na Universidade do Estado de Santa Catarina, Docente do Programa de Pós-Graduação de Ciências do Movimento Humano (UDESC/CEFID)

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Publicado

04.02.2022

Como Citar

ROBERTO DE OLIVEIRA, Cleberson; DANIEL TRUSZ, Renato; OLIVEIRA FARIAS, Gelcemar. COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DE UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e012, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e012.id1360. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/260. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias