UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p255-274.id429

Palavras-chave:

Biologia, tecnologias, jogos, ensino, aprendizagem

Resumo

O estudo objetiva-se a construção de jogos usando a linguagem de programação Scratch, a partir da problematização e dúvidas dos alunos na disciplina de Biologia. A pesquisa envolveu alunos do 2º ano do ensino médio. Duas oficinas foram realizadas no laboratório de informática do IFMT campus Alta Floresta para que os alunos pudessem construir os jogos digitais. Para a análise de dados foram considerados os registros da oficina de apresentação e ambientação na linguagem e um questionário como instrumento de avaliação da atividade. A partir das expectativas iniciais, o presente trabalho trouxe uma experiência importante para reafirmar a necessidade de um ensino modificado, pois ampliaram-se as possibilidades de aprender pelo interesse e motivação na construção dos jogos, usando as tecnologias da informação na comunicação, proporcionando o controle e a autonomia no processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Marcelo Alexandre Bruno, FURG

Doutor em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Professor Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT)

Regina Barwaldt, UFRGS

Doutora em Informática na Educação (UFRGS)

Sueli Aparecida Thomazine, FURG

Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (FURG)

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Publicado

15.07.2019

Como Citar

ALEXANDRE BRUNO, Marcelo; BARWALDT, Regina; THOMAZINE, Sueli Aparecida. UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 255–274, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p255-274.id429. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/561. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias

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