ENSINO MÉDIO DE PERÍODO INTEGRAL, JUVENTUDE E CARREIRA DOCENTE: O CASO DE SÃO PAULO

Autores

  • Ana Lara Casagrande UNESP
  • Joyce Mary Adam UNESP

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p263-278.id119

Palavras-chave:

Ensino Médio, Período Integral, Docência

Resumo

Neste artigo, analisa-se a proposta de ensino integral direcionada a algumas escolas de Ensino Médio da rede estadual de São Paulo, instituída pela Lei Complementar nº 1.164, de 04/01/2012. Em uma escola dessa natureza, do interior do estado, foi desenvolvida a pesquisa de doutorado intitulada “Gestão Pública da Educação Paulista: a carreira docente e o novo Ensino Médio”, desenvolvida no âmbito da Universidade Estadual Paulista – UNESP/Rio Claro, cujos resultados indicam: uma proposta pedagógica diferenciada, com foco na autonomia do aluno, que elege, por exemplo, algumas disciplinas a serem cursadas e é estimulado a ser protagonista; para os docentes, há condições de trabalho paralelas com relação aos pares de outras unidades em que o projeto não foi implantado, como dedicação exclusiva, incremento salarial, sistema de tutoria, avaliação 360 graus e formação continuada dividida por área do conhecimento no espaço escolar.

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Biografia do Autor

Ana Lara Casagrande , UNESP

Doutora em Educação (UNESP/Rio Claro) Pós-doutoranda em Educação (UNESP/Rio Claro)

Joyce Mary Adam , UNESP

Doutora em Educação (UNICAMP) Professora adjunta da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Rio Claro)

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Publicado

26.06.2018

Como Citar

CASAGRANDE , Ana Lara; MARY ADAM , Joyce. ENSINO MÉDIO DE PERÍODO INTEGRAL, JUVENTUDE E CARREIRA DOCENTE: O CASO DE SÃO PAULO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 263–278, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p263-278.id119. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/614. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias