PROTAGONISMO DE VIOLÊNCIA ESCOLAR POR MENINAS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES NOS CADERNOS DE OCORRÊNCIA

Autores

  • Ana Beatriz Herminio UNESP
  • Joyce Mary Adam UNESP

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p366-381.id66

Palavras-chave:

Violência, Gênero, Escola

Resumo

O presente artigo se propõe a tratar a temática do protagonismo de violência escolar por meninas, a partir das percepções de professores e Direção, presentes em registros de cadernos de ocorrência e sua expectativa de comportamento feminino. O estudo parte do pressuposto de que as relações de gênero e sexualidade são fundamentais para a compreensão das percepções de professores e diretores do fenômeno da violência escolar e da indisciplina, presentes em seus registros nos cadernos de ocorrência. A abordagem desta pesquisa é qualitativa e tem como contexto duas escolas públicas de ensino fundamental ciclo II de uma cidade do interior paulista.

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Biografia do Autor

Ana Beatriz Herminio , UNESP

Mestra em Educação (UNESP). Professora na Educação Básica

Joyce Mary Adam , UNESP

Livre Docente. Professora na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”(UNESP)

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Publicado

22.12.2017

Como Citar

HERMINIO , Ana Beatriz; MARY ADAM , Joyce. PROTAGONISMO DE VIOLÊNCIA ESCOLAR POR MENINAS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES NOS CADERNOS DE OCORRÊNCIA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 2, n. 2, p. 366–381, 2017. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p366-381.id66. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/637. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias