O ENSINO DE CONJUNTOS DO PONTO DE VISTA DE ESTUDANTES DO MARAJÓ

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p197-215.id109

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Ensino de Conjuntos, Opinião Discente

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo realizar um diagnóstico do ensino de conjuntos a partir da opinião de estudantes. A produção das informações ocorreu por meio da aplicação de um formulário a 110 estudantes, do segundo ano do ensino médio, do Arquipélago do Marajó. O formulário continha duas partes, a primeira com questões de aspectos socioeconômicos, questões sobre hábitos de estudos, sobre o processo de ensino aprendizagem e avaliação do assunto em tela e dez questões sobre o assunto, sendo seis relativas a conceitos e quatro relativas a aplicações. A análise dos resultados indicou que, segundo os estudantes consultados, a maioria de suas aulas de matemática costuma seguir a sequência definição, exemplos, propriedades e questões para resolver; a forma mais comum de aprofundamento é por meio de listas de questões; o processo avaliativo é predominado pela aplicação de testes.

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Biografia do Autor

Adriano Aparecido Soares da Rocha , UFPA

Mestre em Matemática (UFPA). Doutorando em Educação em Ciências e Matemática (UFMT/REAMEC). Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Pedro Franco de Sá , UEPA

Doutor em Educação (UFRN). Professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e da REAMEC

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Publicado

22.12.2017

Como Citar

SOARES DA ROCHA , Adriano Aparecido; FRANCO DE SÁ , Pedro. O ENSINO DE CONJUNTOS DO PONTO DE VISTA DE ESTUDANTES DO MARAJÓ. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 2, n. 2, p. 197–215, 2017. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p197-215.id109. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/626. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias