RESULTADOS DE ESTUDOS BRASILEIROS DE 1996-2016 SOBRE ATITUDES DE ESTUDANTES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1547-1567.id857Palavras-chave:
Educação Matemática, Atitudes em Relação à Matemática, Sentimento em Relação à MatemáticaResumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou obter informações sobre as atitudes de estudantes em relação à Matemática a partir de estudos já realizados do período 1996-2016. As informações foram obtidas a partir da análise de trabalhos brasileiros sobre atitudes em relação à Matemática. Foram analisados trabalhos de Educação e Educação Matemática, em um total de 18 estudos. A análise dos trabalhos indicou que quando os estudantes compreendem o assunto, desenvolvem autoestima e tem um convívio saudável com o professor, a maior parte apresenta atitudes favoráveis em relação à disciplina. Concluiu-se que dos estudantes que participaram das pesquisas analisadas a maioria apresentou predominância de sentimento positivo em relação à Matemática, contrariando o senso comum sobre o tema, e que as atitudes negativas aumentam de frequência com o avanço da escolaridade e idade.
Downloads
Métricas
Referências
ARAÚJO, Elizabeth Adorno. Influências das habilidades e das atitudes em relação à matemática e a escolha profissional. 1999. 232p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP: [s.n.], 1999. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253338. Acesso em: 15 jul. 2016.
ARREBOLA, Odilthom Elias da Silva; JESUS, Marcos Antonio Santos de. Análise do desempenho em geometria e das atitudes em relação à Matemática de alunos do ensino médio. In: ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 9., 2006, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul, 2006. Disponível em: https://miltonborba.org/CD/Interdisciplinaridade/Encontro_Gaucho_Ed_Matem/cientificos/CC16.pdf. Acesso em: 21 ago. 2016.
BERLIKOWSKI, Márcia Elisa. Análise das atitudes e imagem em relação à estatística: um estudo comparativo com alunos da graduação. 2012. 63f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Faculdade de Física, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3432/1/442097.pdf. Acesso em: 19 jul. 2016.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática - Ensino de quinta a oitava séries - Brasília: MEC / SEF, 1998. 148p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em: 25 mar. 2013.
BRITO, Márcia Regina Ferreira de. Um estudo sobre as atitudes em relação à Matemática em estudantes de 1º e 2º graus. 1996. 383f. Tese (Livre docência) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 1996. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251566. Acesso em: 16 mar. 2016.
BRITO, Márcia Regina Ferreira de; FARIA, Paulo Cézar; MORO, Maria Lucia Faria. Atitudes de professores e futuros professores em relação à Matemática. Estudos de Psicologia, 13(3), p. 257-265, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/epsic/v13n3/a08v13n3.pdf. Acesso em: 16 mar. 2016.
COSTA, Cicera Vania Barros; COSTA, Cicero Luciano Alves. Desempenho e atitudes em relação à matemática de alunos do 6º ano do ensino fundamental. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 3, p. 1-11, set-dez.2013. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1419/1148. Acesso em: 21 mar. 2016.
DESCOVI, Lucieli Martins Gonçalves; MARMITT, Vivian Regina; SOARES, Maria Ieda. Concepções e atitudes em relação à matemática: prática em busca de uma construção positiva. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10., 2010, Salvador. Anais... Salvador, 2010. Disponível em: http://atelierdigitas.net/CDS/ENEM10/artigos/RE/T21_RE1209.pdf. Acesso em: 05 jun. 2016.
FERREIRA, Ana Cristina; TORISU, Edmilson Minoru. Atitudes e autoconceito em relação à matemática: um estudo com alunos do 5º e do 7º ano das escolas públicas de Ouro Branco – MG. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4., 2009, Taguatinga-DF. Anais... Taguatinga, 2009. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIV.pdf. Acesso em: 05 jun. 2016.
FERREIRA, Denise Helena Lombardo; WODEWOTZKI, Maria Lúcia Lorenzetti. Matemática e escala de atitudes no ensino médio: uma abordagem no contexto da pesquisa qualitativa. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 9., 2007, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2007. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/ix_enem/Html/comunicacaoCientifica.html. Acesso em: 25 nov. 2016.
JESUS, Marcos Antonio Santos de; TACACIMA, Juliana. As atitudes em relação à matemática e o desempenho em cálculo diferencial e integral de alunos de Engenharia. Revista Ceciliana, Centro Universitário da FEI, Universidade Santa Cecília – UNISANTA Dez 4(2): 71-76, 2012. ISSN 2175-7224. Disponível em: https://sites.unisanta.br/revistaceciliana/edicao_08/12.pdf. Acesso em: 12 abr. 2016.
JESUS, Marcos Antonio Santos de; TESTANI, Giuseppe Britto. As atitudes em relação à matemática e o desempenho em cálculo diferencial e integral na variável complexa. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/5787_3122_ID.pdf. Acesso em: 15 abr. 2016.
JUSTULIN, Andresa Maria; PIROLA, Nelson Antonio. Um estudo sobre as relações entre as atitudes em relação à matemática e a resolução de problemas envolvendo frações. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2008, Rio Claro. Anais... Rio Claro – São Paulo: UNESP, 2008. Disponível em: http://www2.rc.unesp.br/eventos/matematica/ebrapem2008/upload/304-1-A-gt3_Justulin_ta.pdf. Acesso em: 15 abr. 2016.
MENDES, Clayde Regina; REFOSCO, Marideisa Ita; ROGOVSKI, Inês. As atitudes em relação à matemática e o desempenho matemático e algébrico na educação de jovens e adultos. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPEd), 27., 2004, Caxambu. Anais... Caxambu - Minas Gerais, 2004. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/t1910.pdf. Acesso em: 10 jun. 2016.
SILVA, Hugo Carlos Machado da. O ensino de matrizes a partir da resolução de problemas. 2016. 243f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Pará, 2016.
SILVA, Vanessa Ferraz da.; SILVA, Cláudia Borim da. Fatores determinantes de mudanças de atitudes em relação à estatística: um estudo longitudinal com alunos de psicologia. Integração (USJT), ano 19, v. 1, n. 65, p. 86-90, 2013. Disponível em: ftp://ftp.usjt.br/pub/revint/65/11_fatores_determinantes_de_mudancas_de_atitudes_em_relacao_estatistica.pdf. Acesso em: 08 set. 2016.
UTSUMI, Miriam Cardoso. Atitudes e habilidades envolvidas na solução de problemas algébricos: um estudo sobre o gênero, a estabilidade das atitudes e alguns componentes da habilidade matemática. 246 p. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP: [s.n.], 2000. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/251847/1/Utsumi_MiriamCardoso_D.pdf. Acesso em: 13 set. 2016.
VENÂNCIO, Mírian Moreira Menezes; VIANA, Odaléa Aparecida. Atitudes em relação à geometria de alunos do curso de pedagogia. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10., 2010, Salvador. Anais... Salvador, 2010. Disponível em: http://atelierdigitas.net/CDS/ENEM10/artigos/PT/T18_PT801.pdf. Acesso em: 09 out. 2016.
VENDRAMINI, Claudette Maria Medeiros. Implicações das atitudes e das habilidades matemáticas na aprendizagem dos conceitos de Estatística. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação – Campinas, SP: [s.n.], 2000. Disponível em: https://www.psiem.fe.unicamp.br/pf-psiem/vendramini_claudettemariamedeiros_d.pdf. Acesso em: 29 abr. 2016.
VIANA, Odaléa Aparecida. As atitudes de alunos do ensino médio em relação à geometria: adaptação e validação de escala. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 2004, Recife. Anais... Recife - Pernambuco, 2004. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/files/viii/pdf/03/CC00596629800.pdf. Acesso em: 18 mai. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.