LITERATURA, SALA DE AULA E AS PALAVRAS PONTIAGUDAS

Autores/as

  • Adenilson de Barros de Albuquerque UNIOESTE

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p216-228.id71

Palabras clave:

Literatura brasileira, Perspectiva, Perspectiva. Ensino Médio

Resumen

Neste artigo estão presentes apontamentos inerentes a fragmentos literários, como ferramentas para abordagens dialogadas e suas possibilidades críticas de aprendizado. Privilegiamos o contexto do Ensino Médio, por apresentar-se como momento importante da vida estudantil, ao proporcionar aberturas mais amplas para o conhecimento e questionamento de mundo. O texto literário aqui é encarado como provocador de perspectivas histórico-sociais, para além das especificidades estruturadoras da linguagem. Para isso, recorremos a autores e obras cujas propostas escriturais não pertencem a um mesmo espaço-tempo, nem ao mesmo gênero em dois dos casos, haja vista que nosso objetivo é, antes de tudo, discorrer sobre alternativas de leitura. Os trechos analisados, portanto, pertencem a Glossário, poema de Narlan Matos; Memórias póstumas de Brás Cubas, romance de Machado de Assis; Tenda dos milagres, romance de Jorge Amado; Quarto de despejo, diário de Carolina Maria de Jesus; Cidade de Deus, romance de Paulo Lins. A partir dessas composições da arte literária, construímos uma via de discussão sobre os meandros inconclusivos da sala de aula.

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Biografía del autor/a

Adenilson de Barros de Albuquerque, UNIOESTE

Mestre em Letras pela UNIOESTE. Doutorando em Letras pela UNIOESTE. Professor no IFPR/campus Umuarama

Citas

AMADO, Jorge. Tenda dos milagres. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Nova Aguiar, 1994.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Florense Universitária, 1997.

CASTRO, Eduardo Viveiros de. A inconstância da alma selvagem e outros ensaios de antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.

DINIZ, Alai. ¿Cómo leer jugando? PANAMBI y el vuelo entre poema; performance y socialidad. 8.º Congreso mundial para el talento de la niñez. Sucre, 2015.

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 1993.

LINS, Paulo. Cidade de Deus. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

MATOS, Narlan. Elegia ao novo mundo e outros poemas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012.

Publicado

2017-12-22

Cómo citar

BARROS DE ALBUQUERQUE, Adenilson de. LITERATURA, SALA DE AULA E AS PALAVRAS PONTIAGUDAS. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 2, n.º 2, p. 216–228, 2017. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p216-228.id71. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/627. Acesso em: 16 may. 2024.

Número

Sección

Lenguajes, códigos y sus tecnologías

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