Equidade de Gênero formação profissional: um estudo sobre as desistências no curso de Licenciatura em Matemática do IFMT Campus Confresa

Autores

  • Jefferson Luna da Silva Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
  • Suellen Aparecida Greatti Vieira Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Palavras-chave:

Educação Matemática. Equidade de gênero. Empoderamento.

Resumo

Uma das pautas mais importantes da atualidade é o empoderamento feminino, cujo objetivo é promover a mulher, sua força, seu poder e sua participação na sociedade. Para tanto, é necessária uma luta diária, onde mulheres precisam mostrar que são capazes de executar as mesmas ações que os homens perante a sociedade, uma vez que foi enraizado o pensamento de que mulheres devem cuidar apenas de seus lares e de que certas profissões devem ser executadas exclusivamente por homens. Além disso, a mulher continua recebendo menos que o homem, quando exerce uma mesma profissão e tem maiores dificuldades de promoções. Dessa forma, a fim de alcançar a igualdade de gênero, esse tema tem sido amplamente discutido no intuito de incentivar as instituições a promoverem essa igualdade no ambiente de trabalho e no empreendedorismo. Porém, um fato a ser considerado é que a mulher pode não possuir as mesmas oportunidades que o homem para se qualificar profissionalmente, ocasionando uma desvantagem na busca por emprego, por sua independência e por sua promoção em hierarquias organizacionais. Por esse motivo, discussões sobre tais assuntos ainda são necessárias e de extrema importância. Nesse sentido, observa-se que no primeiro ano do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Campus Confresa, ingressaram um total de 27 discentes, sendo 13 mulheres e 14 homens e que, no decorrer do primeiro semestre, desistiram 5 mulheres e 2 homens. Dessa forma, o intuito dessa pesquisa é de analisar e entender os fatores que influenciaram essas desistências, não só do primeiro ano como também no desenvolvimento do curso, a fim de entender o perfil dos ingressantes e dos desistentes, que em sua maioria são mulheres, verificar o que as tornam um alvo propenso a desistência, e propor condições de permanência para que as mesmas consigam concluir o curso com êxito e ingressar no mercado de trabalho com todos os seus direitos conquistados, mostrando assim que não existem diferenças entre um homem e uma mulher no mercado de trabalho e no ramo social.

Referências

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Publicado

23.07.2024

Como Citar

Silva, J. L. da, & Vieira, S. A. G. (2024). Equidade de Gênero formação profissional: um estudo sobre as desistências no curso de Licenciatura em Matemática do IFMT Campus Confresa. Seminários Integradores De Pesquisa E Extensão Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do IFMT Campus Confresa, 2(1). Recuperado de https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/SIPE/article/view/983

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