INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: O ESTADO DA ARTE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22068.id1632

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Formação de professores, Educação em Ciências

Resumo

O objeto interdisciplinaridade tem sido problematizado e debatido por pesquisadores e educadores há mais de cinco décadas. A presente investigação tem por objetivo estabelecer um panorama das pesquisas sobre a interdisciplinaridade na formação de professores de Ciências da Natureza. Para tanto, foi realizado um estudo do tipo estado da arte, por meio do mapeamento de publicações sobre o tema, entre os anos de 2010 e 2020, em repositórios de teses e dissertações, atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (Enpec) e em periódicos da área de ensino. Os resultados reforçaram a polissemia do termo e a crença na sua capacidade de romper com a fragmentação do saber. Quanto aos modos de implementação, esta seria possível por meio da interação entre diferentes disciplinas e do trabalho coletivo. Todavia, o conceito de interdisciplinaridade ainda é cercado de incompreensões e equívocos, ressaltando a necessidade de novos estudos sobre o tema.

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Biografia do Autor

Cleyton Ferreira de Souza, UFG

Graduação em Ciências Biológicas (UFG)

Luri Braga Alonso, UFG

Graduanda em Ciências Biológicas (UFG)

Marcos Vinícius Ferreira Vilela, UFMT

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT) Docente Educação Superior (UFG) Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (UFG)

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Publicado

01.09.2022

Como Citar

FERREIRA DE SOUZA, Cleyton; ALONSO, Luri Braga; FERREIRA VILELA, Marcos Vinícius. INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: O ESTADO DA ARTE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 3, p. e22068, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22068.id1632. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/207. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias