O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, EM ESPECIAL O GEOGEBRA, PARA O ENSINO DE GEOMETRIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e032.id1415

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, GeoGebra, Geometria

Resumo

O objetivo do trabalho é apresentar um mapeamento de estudos que abordam o Uso das Tecnologias Digitais, em especial o GeoGebra para o Ensino de Geometria, utilizando uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Para a pesquisa bibliográfica foram utilizados trabalhos publicados no período de 2011 até 2020 a partir de quatro repositórios digitais - SciELO, o Google Acadêmico, o Periódico da Capes e a RENOTE. Este trabalho teve como intervalo de tempo de estudo os dias 04 de outubro de 2021 a 30 de novembro de 2021, a fim de quantificar e analisar os trabalhos que tratavam o Uso das Tecnologias Digitais para o Ensino de Geometria, para vislumbrar uma revisão da área. Os estudos analisados demonstram que o Uso das Tecnologias, em especial o GeoGebra no Ensino de Geometria está cada vez mais presente no contexto educacional através de variadas experiências.

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Biografia do Autor

Lucas Emanuel de Oliveira Maia, UFC

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática (UFC) Professor de Matemática da Rede Estadual do Rio Grande do Norte

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, UFC

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) Professor efetivo adjunto da Universidade Federal do Ceará, Docente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (UFC)

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Publicado

04.02.2022

Como Citar

OLIVEIRA MAIA, Lucas Emanuel de; LIMA VASCONCELOS, Francisco Herbert. O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, EM ESPECIAL O GEOGEBRA, PARA O ENSINO DE GEOMETRIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e031, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e032.id1415. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/282. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias