PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS: UMA INTERPRETAÇÃO POR MEIO DA MATRIZ DO SABER

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n3.e099.id1322

Palavras-chave:

Matriz do Saber, Ciências Biológicas, Projeto Pedagógico de Curso, Saberes Docentes, Saber curricular

Resumo

O presente artigo analisa três Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) da área de Ciências Biológicas por meio de um instrumento de pesquisa denominado Matriz do Saber – M(S). Os procedimentos metodológicos se fundamentaram na Análise Textual Discursiva (ATD). As leituras vertical e horizontal da Matriz M(S) revelaram, respectivamente, as seguintes distribuições dos excertos analisados: 77,2% incidiram na coluna 3 (ensino) e 85,5% foram alocados na primeira linha (epistêmica). A análise dos dados também revelou uma importante lacuna: trata-se da ausência de excertos na coluna 2 da Matriz M(S), dedicada às determinações do saber em relação à aprendizagem docente. Este é um resultado preocupante, visto que os PPC não fazem qualquer menção ou aportam considerações para os docentes formadores sobre como conduzir suas aulas (aspectos metodológicos), como pensar em perspectivas dos conteúdos (aspectos epistêmicos), enfim, como desenvolver os condicionantes da ação docente.

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Biografia do Autor

Ana Rita Levandovski, UEL

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL) Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Marinez Meneghello Passos, UNESP

Doutora em Educação para a Ciência (UNESP) Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Roberta Negrão de Araújo, UEL

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL) Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Sergio de Mello Arruda, USP

Doutor em Educação (USP) Docente Sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN/UENP)

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Publicado

31.12.2021

Como Citar

LEVANDOVSKI, Ana Rita; MENEGHELLO PASSOS, Marinez; NEGRÃO DE ARAÚJO, Roberta; MELLO ARRUDA, Sergio de. PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS: UMA INTERPRETAÇÃO POR MEIO DA MATRIZ DO SABER. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 3, p. e099, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n3.e099.id1322. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/310. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias