PERCEPÇÕES DE FORMADORES DE PROFESSORES E SUAS RELAÇÕES COM O SABER NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p965-981.id679

Palavras-chave:

Relações do professor com o saber, Formação de professores, Gestão pedagógica, Matriz 3x3

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa, que teve como objeto de estudo as percepções de formadores de professores e suas relações com o saber. Dessa forma, o objetivo delineado foi o de identificar e analisar como eles elaboravam e constituíam suas relações com o saber. Esta investigação qualitativa se valeu do método indutivo para o cumprimento dos percursos metodológicos. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, ocorridas virtualmente de dezembro de 2016 a fevereiro de 2017. Foram entrevistados quatro professores do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Goiás (IFG). A análise dos dados foi realizada segundo os procedimentos da análise textual discursiva (ATD), utilizando e assumindo como instrumento analítico a Matriz 3x3 e o descritivo de suas células por categorias a priori. Os resultados obtidos revelam elementos sociais, pessoais e epistêmicos nas relações estabelecidas pelos professores pesquisados com o saber.

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Biografia do Autor

Ronan Santana dos Santos, UEL

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL) Professor do Instituto Federal de Goiás (IFG)

Marinez Meneghello Passos, UNESP

Doutora em Educação para a Ciência (UNESP) Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Educação Matemática (UEL)

Sergio de Mello Arruda, USP

Doutor em Educação (USP) Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Educação Matemática (UEL) 

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Publicado

31.08.2020

Como Citar

SANTANA DOS SANTOS, Ronan; MENEGHELLO PASSOS, Marinez; MELLO ARRUDA, Sergio de. PERCEPÇÕES DE FORMADORES DE PROFESSORES E SUAS RELAÇÕES COM O SABER NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 965–981, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p965-981.id679. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/442. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias

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