PERCEPÇÕES DE FORMADORES DE PROFESSORES E SUAS RELAÇÕES COM O SABER NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p965-981.id679Palavras-chave:
Relações do professor com o saber, Formação de professores, Gestão pedagógica, Matriz 3x3Resumo
Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa, que teve como objeto de estudo as percepções de formadores de professores e suas relações com o saber. Dessa forma, o objetivo delineado foi o de identificar e analisar como eles elaboravam e constituíam suas relações com o saber. Esta investigação qualitativa se valeu do método indutivo para o cumprimento dos percursos metodológicos. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, ocorridas virtualmente de dezembro de 2016 a fevereiro de 2017. Foram entrevistados quatro professores do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Goiás (IFG). A análise dos dados foi realizada segundo os procedimentos da análise textual discursiva (ATD), utilizando e assumindo como instrumento analítico a Matriz 3x3 e o descritivo de suas células por categorias a priori. Os resultados obtidos revelam elementos sociais, pessoais e epistêmicos nas relações estabelecidas pelos professores pesquisados com o saber.
Downloads
Métricas
Referências
ARRUDA, Sergio de Mello; LIMA, João Paulo Camargo; PASSOS, Marinez Meneghello. Um novo instrumento para a análise da ação do professor em sala de aula. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [s. l.], v.11, n.2, p.139-160, 2011.
ARRUDA, Sergio de Mello; PASSOS, Marinez Meneghello. Da psicanálise ao ensino de ciências: o “desejo do docente” e o “professor como um lugar”. Revista Ciência & Educação, Bauru, v.18, n.1, p.69-80, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132012000100005
ARRUDA, Sergio de Mello; PASSOS, Marinez Meneghello. Instrumentos para a análise da relação com o saber em sala de aula. REPPE – Revista do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Cornélio Procópio, v.1, n.2, p.95-115, 2017.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2004.
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigações qualitativas em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução Maria João Avarez, Sara Bahia dos Santos, Telmo M. Baptista. Portugal: Porto Editora, 1994.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Tradução Bruno Magne. Porto Alegre: Artmed, 2000.
CHEVALLARD, Yves. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 2005.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigações em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.
GAUTHIER, Clermont; MARTINEAU, Stéphane; DESBIENS, Jean-François; MALO, Annie; SIMARD, Denis. Por uma Teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2013.
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v.9, n.2, p.191-211, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, Bauru, v.12, n.1, p.117-128, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132006000100009
SZYMANSKI, Heloisa; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PRANDINI, Regina Célia Almeida Rego. A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Liber Livro Editora, 2008.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.