AÇÕES DE UM LICENCIANDO EM QUÍMICA EM SITUAÇÃO DE MICROENSINO SEGUIDA DE AUTOSCOPIA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1841-1864.id831

Palavras-chave:

Licenciatura em Química, Ações Docentes, Estágio Supervisionado, Microensino, Autoscopia

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa que procurou analisar a perspectiva de ensino e aprendizado do licenciando em Química e os efeitos da intervenção do professor formador nas ações do futuro professor em aulas simuladas. Para o levantamento dos dados, todas as atividades realizadas pelo licenciando, provenientes das regências em sala de aula, mediante situações de microensino seguidas de análise a posteriori, foram gravadas, sendo o procedimento denominado de autoscopia. Organizamos as transcrições das aulas e as interpretamos, segundo os procedimentos da Análise Textual Discursiva, assumindo, para a identificação das ações, um conjunto de categorias a priori e um conjunto de subcategorias emergentes. Esse movimento permitiu identificarmos alterações nas ações, observando variações da quantidade de ações relacionadas a cada uma das subcategorias, o que nos leva a defender a relevância da realização dos procedimentos de autoscopia e microensino como possibilidade de alterações/mudanças na perspectiva de ensino e nas ações do licenciando.

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Biografia do Autor

Wilson Carvalho, UEL

Mestre em Ensino de Ciências e Educação em Matemática (UEL) Professor da Secretaria do Estado do Paraná (SEED)

Enio de Lorena Stanzani, UTFPR

Doutor em Educação para a Ciência (Unesp) Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Marinez Meneghello Passos, UEL

Doutora em Educação para a Ciência (Unesp) Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Educação Matemática (UEL)

Álvaro Lorencini Júnior, USP

Doutorado em Educação (USP) Professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL)

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Publicado

30.12.2020

Como Citar

CARVALHO, Wilson; LORENA STANZANI, Enio de; MENEGHELLO PASSOS, Marinez; LORENCINI JÚNIOR, Álvaro. AÇÕES DE UM LICENCIANDO EM QUÍMICA EM SITUAÇÃO DE MICROENSINO SEGUIDA DE AUTOSCOPIA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 3, p. 1841–1864, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1841-1864.id831. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/402. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias