CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE ALUNOS DO IFPR SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n1.e019.id997

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Formação Escolar

Resumo

Neste trabalho, buscamos analisar concepções sobre o processo de ensino e de aprendizagem de um grupo de alunos do ensino médio técnico do IFPR. Consideramos que a vivência oportunizada pela formação escolar é fundamental para a compreensão da relevância dos conhecimentos formais e importância da construção desses saberes na vida do sujeito, de modo que as vivências oportunizadas nos processos formativos influenciam a concepção dos estudantes a respeito da importância da aprendizagem ao longo da vida. A pesquisa, de natureza qualitativa, fez uso do questionário aberto como instrumento de coleta de dados. Nossos resultados indicam que os estudantes que compartilham uma formação ampla e sólida, possuem uma concepção de aprendizagem relacionada não só à aquisição de conhecimentos, mas ao uso desses conhecimentos para a vida e atuação em sociedade, visando mormente ao desenvolvimento da autonomia. Visão que se afasta de uma formação estagnada, destinada apenas à aprovação nas avaliações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camila Muniz de Oliveira, UEM

Mestranda em Educação para a Ciência e Matemática na (UEM) Professora de Física, Matemática e Robótica no Colégio Conexão

Higor Valentim da Silva, UEM

Graduando em Licenciatura em Física (UEM)

Néryla Vayne Alves Dias, Unesp

Doutoranda em Educação (Unesp/Campus de Presidente Prudente) Professora Assistente na Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Referências

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo; ALVES, Leonir Pessate (org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5 ed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2005.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a Base. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 02 de Novembro de 2019.

BRIGHENTI, Josiane; BIAVATTI, Vania Tanira; SOUZA, Taciana Rodrigues. Metodologias de Ensino – Aprendizagem: uma abordagem sob a percepção dos alunos. Revista GUAL, Florianópolis, v. 8, n. 3, 2015, p. 281–304.

CASTORINA, José Antônio; FERREIRO, Emília; LERNER, Delia; OLIVEIRA, Marta Kohl de. Piaget – Vygotsky: novas contribuições para o debate. 6 ed. – São Paulo: Editora Ática, 2002.

CARVALHO, Anna Maria de; PÉREZ, Daniel Gil. Formação de Professores de Ciências. 7. ed. v. 26. São Paulo: Cortez, 2003, 120 p.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas/Bernard Charlot. 1. Ed. – São Paulo: Cortez. Coleção Docência em formação: saberes pedagógicos/coordenação Selma Garrido Pimenta, 2013.

DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Thema, lajeado/RS, v. 14, n. 1, 2017, p. 268 – 288.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Reflexões metodológicas sobre a tese: “Interdisciplinaridade – um projeto em parceria”. In: Metodologia da pesquisa educacional / Ivani Fazenda (org.). -12. ed. – São Paulo: Cortez, 2010, p. 161-180.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 53ª ed – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

GENTILI, Pablo. Neoliberalismo e educação: manual do usuário. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; GENTILI, Pablo. (Org.). Escola S. A.: quem ganha e quem perda no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília, DF: CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), 1996, p. 9-49. Texto disponível em: https://barricadasabremcaminhos.files.wordpress.com/2010/06/neoliberalismo-e-educacao.pdf. Acesso dia 28/03/2019.

GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n. 2, 1995, p. 57-63.

LACANALLO, Luciana Figueiredo; SILVA, Sandra Salete de Camargo; OLIVEIRA, Diene Eire de Mello Bortotti; GASPARIN, João Luiz; TERUYA, Teresa Kazuto. Métodos de Ensino e de Aprendizagem: uma análise histórica e educacional do trabalho didático. In: Anais da Jornada do Histedbr – O trabalho didático da história da educação. 2007, Campo Grande, disponível em: https://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada7/01apres.htm. Acesso em 31 de Outubro de 2019.

LIBÂNEO, José Carlos. Formação de professores e Didática para o desenvolvimento Humano. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.40, n. 2, 2015, p. 5-24.

LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.

MOZENA, Erica Regina; OSTERMANN, Fernanda. Sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 2, p. 327-33, ago. 2016.

MOREIRA, Marco Antônio. Grandes Desafios para o Ensino da Física na Educação Contemporânea. Revista do professor de Física, Brasília, v. 1, n.1, 2017, p. 1 – 13.

NOGARO, Arnaldo. A escola como espaço de aprendizagem. Revista Filosofazer, XIV, nº 26, 2005.

VAILLANT, Denise; MARCELO, Carlos. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Trad. LOPES, M. S. 1. Ed. Curitiba: Ed. UTFPR, 2012.

VENTRE, Denise Estafor. A Docência diante dos diferentes processos de aprendizagem dos alunos. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegra, RS, 2016.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Aprendizagem e desenvolvimento na Idade Escolar. In: Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Vigostky, L. Luria, A. Leontiev, A.N. 11ª. Edição. São Paulo: Ícone, 2010, p. 103-116.

Downloads

Publicado

30.04.2021

Como Citar

MUNIZ DE OLIVEIRA, Camila; VALENTIM DA SILVA, Higor; VAYNE ALVES DIAS, Néryla. CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE ALUNOS DO IFPR SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 1, p. e019, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n1.e019.id997. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/382. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.