ESTUDO SOBRE POSSÍVEIS AVANÇOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO UTILIZANDO MATERIAL DE ENSINO ADAPTADO PARA AULAS DE CIÊNCIAS
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p306-324.id613Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Recursos Didáticos, CiênciasResumo
O artigo apresenta a discussão sobre materiais didáticos que auxiliam na educação inclusiva de alunos que possuem deficiência visual. As pesquisas têm apontado carência de recursos didáticos adaptados ao cotidiano escolar dos alunos com deficiência. O objetivo deste trabalho é apresentar um material didático adaptado que se mostrou eficiente e contribuiu para o avanço do processo de aprendizagem de uma aluna com baixa visão no estudo do conteúdo Sistema Digestório Humano. A pesquisa é do tipo estudo de caso e o seu paradigma é do tipo qualitativo. O desenho metodológico incluiu a organização de duas entrevistas semiestruturadas com uma aluna com baixa visão, sendo uma anterior e outra posterior à prática com o uso do material adaptado. Com o presente estudo, foi possível concluir que a utilização de recursos didáticos demonstra potencial positivo na promoção da aprendizagem significativa de alunos com deficiência visual na disciplina de Ciências.
Downloads
Métricas
Referências
ALLVES, Ranyelly Gomes; FERREIRA, Karina Renata Rodrigues Costa; FONSECA, Alaeson da Silva; SILVA, Juliclécia Kelly da; SILVA, Luzia Guacira dos Santos. Material didático para o ensino do sistema digestório a alunos na condição de deficiência: contribuição da educação especial na formação docente. In: 69ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 16 a 22 jul. 2017, UFMG, Belo Horizonte. Educação/Tópicos Específicos de Educação. Belo Horizonte, 16 a 22 jul. 2017. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/69ra/resumos/resumos/2337_14148dcb57c7afd83ba2843426e03e7ee.pdf Acesso em: 10 jun. 2019.
ANDRADE, Daniela Pimenta de; IACHEL, Gustavo. A elaboração de recursos didáticos para o ensino de Astronomia para deficientes visuais. XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – XI ENPEC, Florianópolis, 3 a 6 de jul. de 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0291-1.pdf. Acesso em: 18 jun. 2019.
BRASIL. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm#art266. Acesso em: 25 mai. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf Acesso em: 25 mai. 2019.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 22 mai. 2019.
CARDINALI, Sandra Mara Mourão. O ensino e aprendizagem da célula em modelos táteis para alunos cegos em espaços de educação formal e não formal. 2008. 108 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas, Belo Horizonte, 2008. Disponível em: http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/EnCiMat_CardinaliSM_1.pdf. Acesso em: 03 jul. 2019.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. 1. ed. Rio Grande do Sul: UFRGS, 2009.
GRÖSZ, Liandra Cristine Belló; ALMEIDA, Ronny Hudson Faria de. Ensinando genética de forma lúdica: utilização de um jogo de tabuleiro para alunos do terceiro ano do ensino médio. Revista Prática Docente, v. 2, p. 336-350, Instituto Federal de Mato Grosso jul/dez 2017. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/86/45. Acesso em: 13 ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p336-350.id86
KRASILCHIK, Myriam. Prática de ensino de Biologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/342843211/Pratica-de-Ensino-de-Biologia-Myriam-Krasilchik-4-Ed. Acesso em: 20 jun. 2019.
LAGUNA, Jacqueline de Cássia. A utilização de diferentes recursos pedagógicos como auxílio na aprendizagem de alunos com deficiência visual. 2012. 35 p. Monografia de Especialização (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Medianeira, 2012. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4735 Acesso em: 28 mai. 2019.
LONGHI, Maria Luiza Gonçalves; SCHIMIN, Eliane Strack. Modelagem: Estratégia facilitadora para a aquisição de conceitos em reprodução e desenvolvimento embrionário. UNICENTRO. Guarapuava-PR. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1081-4.pdf Acesso em: 25 mai. 2019.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris. 10 dez. 1948. Disponível em: https://www.ohchr.org/EN/UDHR/Documents/UDHR_Translations/por.pdf Acesso em: 22 mai. 2019.
SOUZA, Perla Ferreira de; FARIA, Joana Cristina Neves de Menezes. A construção e avaliação de modelos didáticos para o ensino de ciências morfológicas – Uma proposta inclusiva e interativa. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer, Goiânia, vol.7, n.13; p. 1550-1561, nov. 2011. Disponível em: http://www.conhecer.org.br/enciclop/2011b/ciencias%20humanas/a%20construcao.pdf. Acesso em: 05 jun. 2019.
SOUZA, Salete Eduardo de. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2007. Disponível em: http://www.dma.ufv.br/downloads/MAT%20103/2015-II/slides/Rec%20Didaticos%20-%20MAT%20103%20-%202015-II.pdf. Acesso em: 12 ago. 2019.
SANTOS, Ovídia Kaliandra Costa; BELMINO, José Franscico David Barbosa. Recursos didáticos: uma melhoria na qualidade da aprendizagem. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, Vitória da Conquista, 2013. Disponível em: http://editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito__fde094c18ce8ce27adf61aedf31dd2d6.pdf Acesso em: 18 jun. 2019.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução de Daniel Grassi - 2.ed. -Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.