ESTUDO SOBRE POSSÍVEIS AVANÇOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO UTILIZANDO MATERIAL DE ENSINO ADAPTADO PARA AULAS DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p306-324.id613

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Recursos Didáticos, Ciências

Resumo

O artigo apresenta a discussão sobre materiais didáticos que auxiliam na educação inclusiva de alunos que possuem deficiência visual. As pesquisas têm apontado carência de recursos didáticos adaptados ao cotidiano escolar dos alunos com deficiência. O objetivo deste trabalho é apresentar um material didático adaptado que se mostrou eficiente e contribuiu para o avanço do processo de aprendizagem de uma aluna com baixa visão no estudo do conteúdo Sistema Digestório Humano. A pesquisa é do tipo estudo de caso e o seu paradigma é do tipo qualitativo. O desenho metodológico incluiu a organização de duas entrevistas semiestruturadas com uma aluna com baixa visão, sendo uma anterior e outra posterior à prática com o uso do material adaptado. Com o presente estudo, foi possível concluir que a utilização de recursos didáticos demonstra potencial positivo na promoção da aprendizagem significativa de alunos com deficiência visual na disciplina de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camila Maria Gonçalves de Castro, UFVJM

Graduada em Ciências Biológicas (UFVJM) Se ligado a algum Programa de Pós-Graduação, indicar.

Giovana Evangelista Alves, UNIFOR

Graduada em Ciências Biológicas (UNIFOR/MG)

Cláudio Alves Pereira, UFES

Doutorando em Educação (UFES)

Referências

ALLVES, Ranyelly Gomes; FERREIRA, Karina Renata Rodrigues Costa; FONSECA, Alaeson da Silva; SILVA, Juliclécia Kelly da; SILVA, Luzia Guacira dos Santos. Material didático para o ensino do sistema digestório a alunos na condição de deficiência: contribuição da educação especial na formação docente. In: 69ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 16 a 22 jul. 2017, UFMG, Belo Horizonte. Educação/Tópicos Específicos de Educação. Belo Horizonte, 16 a 22 jul. 2017. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/69ra/resumos/resumos/2337_14148dcb57c7afd83ba2843426e03e7ee.pdf Acesso em: 10 jun. 2019.

ANDRADE, Daniela Pimenta de; IACHEL, Gustavo. A elaboração de recursos didáticos para o ensino de Astronomia para deficientes visuais. XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – XI ENPEC, Florianópolis, 3 a 6 de jul. de 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0291-1.pdf. Acesso em: 18 jun. 2019.

BRASIL. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm#art266. Acesso em: 25 mai. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf Acesso em: 25 mai. 2019.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 22 mai. 2019.

CARDINALI, Sandra Mara Mourão. O ensino e aprendizagem da célula em modelos táteis para alunos cegos em espaços de educação formal e não formal. 2008. 108 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas, Belo Horizonte, 2008. Disponível em: http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/EnCiMat_CardinaliSM_1.pdf. Acesso em: 03 jul. 2019.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. 1. ed. Rio Grande do Sul: UFRGS, 2009.

GRÖSZ, Liandra Cristine Belló; ALMEIDA, Ronny Hudson Faria de. Ensinando genética de forma lúdica: utilização de um jogo de tabuleiro para alunos do terceiro ano do ensino médio. Revista Prática Docente, v. 2, p. 336-350, Instituto Federal de Mato Grosso jul/dez 2017. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/86/45. Acesso em: 13 ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p336-350.id86

KRASILCHIK, Myriam. Prática de ensino de Biologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/342843211/Pratica-de-Ensino-de-Biologia-Myriam-Krasilchik-4-Ed. Acesso em: 20 jun. 2019.

LAGUNA, Jacqueline de Cássia. A utilização de diferentes recursos pedagógicos como auxílio na aprendizagem de alunos com deficiência visual. 2012. 35 p. Monografia de Especialização (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Medianeira, 2012. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4735 Acesso em: 28 mai. 2019.

LONGHI, Maria Luiza Gonçalves; SCHIMIN, Eliane Strack. Modelagem: Estratégia facilitadora para a aquisição de conceitos em reprodução e desenvolvimento embrionário. UNICENTRO. Guarapuava-PR. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1081-4.pdf Acesso em: 25 mai. 2019.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris. 10 dez. 1948. Disponível em: https://www.ohchr.org/EN/UDHR/Documents/UDHR_Translations/por.pdf Acesso em: 22 mai. 2019.

SOUZA, Perla Ferreira de; FARIA, Joana Cristina Neves de Menezes. A construção e avaliação de modelos didáticos para o ensino de ciências morfológicas – Uma proposta inclusiva e interativa. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer, Goiânia, vol.7, n.13; p. 1550-1561, nov. 2011. Disponível em: http://www.conhecer.org.br/enciclop/2011b/ciencias%20humanas/a%20construcao.pdf. Acesso em: 05 jun. 2019.

SOUZA, Salete Eduardo de. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2007. Disponível em: http://www.dma.ufv.br/downloads/MAT%20103/2015-II/slides/Rec%20Didaticos%20-%20MAT%20103%20-%202015-II.pdf. Acesso em: 12 ago. 2019.

SANTOS, Ovídia Kaliandra Costa; BELMINO, José Franscico David Barbosa. Recursos didáticos: uma melhoria na qualidade da aprendizagem. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, Vitória da Conquista, 2013. Disponível em: http://editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito__fde094c18ce8ce27adf61aedf31dd2d6.pdf Acesso em: 18 jun. 2019.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução de Daniel Grassi - 2.ed. -Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

30.04.2020

Como Citar

GONÇALVES DE CASTRO, Camila Maria; EVANGELISTA ALVES, Giovana; ALVES PEREIRA, Cláudio. ESTUDO SOBRE POSSÍVEIS AVANÇOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO UTILIZANDO MATERIAL DE ENSINO ADAPTADO PARA AULAS DE CIÊNCIAS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 306–324, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p306-324.id613. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/491. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)