FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO PRIMEIRO CICLO: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA IMPLEMENTADA NO ESTADO DE MATO GROSSO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p499-513.id557

Palavras-chave:

Formação continuada, Anos iniciais, Matemática

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo a formação continuada de professores, especificamente a política de formação continuada do Estado de Mato Grosso, e busca responder a questão: como o Projeto de Estudo e Intervenção Pedagógica (PEIP) foi concebido, desenvolvido e avaliado por professores que ensinam matemática no primeiro ciclo em uma escola estadual do município de Cáceres-MT?. Do estudo de caso qualitativo participaram cinco professoras alfabetizadoras do primeiro ciclo. As informações foram produzidas a partir de entrevistas individuais e coletivas e das anotações do caderno de campo. Conclui-se que a proposta desconsiderou as necessidades formativas dos docentes, vinculou o PEIP à Avaliação Diagnóstica do Ensino Público Estadual de Mato Grosso (ADEPE-MT), cujos resultados não foram reconhecidos pelos professores e instituiu uma dinâmica que não favoreceu o desenvolvimento docente e institucional.

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Biografia do Autor

Lenir Tomazeli, UFMT

Mestre em Educação (UFMT) Professora da SEDUC-MT

Rute Cristina Domingos da Palma, UFMT

Doutora em Educação (UNICAMP) Professora da UFMT

Referências

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Publicado

27.12.2019

Como Citar

TOMAZELI, Lenir; DOMINGOS DA PALMA, Rute Cristina. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO PRIMEIRO CICLO: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA IMPLEMENTADA NO ESTADO DE MATO GROSSO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 499–513, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p499-513.id557. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/516. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias