FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO PRIMEIRO CICLO: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA IMPLEMENTADA NO ESTADO DE MATO GROSSO
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p499-513.id557Palabras clave:
Formação continuada, Anos iniciais, MatemáticaResumen
Este artigo tem como objeto de estudo a formação continuada de professores, especificamente a política de formação continuada do Estado de Mato Grosso, e busca responder a questão: como o Projeto de Estudo e Intervenção Pedagógica (PEIP) foi concebido, desenvolvido e avaliado por professores que ensinam matemática no primeiro ciclo em uma escola estadual do município de Cáceres-MT?. Do estudo de caso qualitativo participaram cinco professoras alfabetizadoras do primeiro ciclo. As informações foram produzidas a partir de entrevistas individuais e coletivas e das anotações do caderno de campo. Conclui-se que a proposta desconsiderou as necessidades formativas dos docentes, vinculou o PEIP à Avaliação Diagnóstica do Ensino Público Estadual de Mato Grosso (ADEPE-MT), cujos resultados não foram reconhecidos pelos professores e instituiu uma dinâmica que não favoreceu o desenvolvimento docente e institucional.
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