FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO PRIMEIRO CICLO: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA IMPLEMENTADA NO ESTADO DE MATO GROSSO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p499-513.id557

Palavras-chave:

Formação continuada, Anos iniciais, Matemática

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo a formação continuada de professores, especificamente a política de formação continuada do Estado de Mato Grosso, e busca responder a questão: como o Projeto de Estudo e Intervenção Pedagógica (PEIP) foi concebido, desenvolvido e avaliado por professores que ensinam matemática no primeiro ciclo em uma escola estadual do município de Cáceres-MT?. Do estudo de caso qualitativo participaram cinco professoras alfabetizadoras do primeiro ciclo. As informações foram produzidas a partir de entrevistas individuais e coletivas e das anotações do caderno de campo. Conclui-se que a proposta desconsiderou as necessidades formativas dos docentes, vinculou o PEIP à Avaliação Diagnóstica do Ensino Público Estadual de Mato Grosso (ADEPE-MT), cujos resultados não foram reconhecidos pelos professores e instituiu uma dinâmica que não favoreceu o desenvolvimento docente e institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lenir Tomazeli, UFMT

Mestre em Educação (UFMT) Professora da SEDUC-MT

Rute Cristina Domingos da Palma, UFMT

Doutora em Educação (UNICAMP) Professora da UFMT

Referências

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO ENSINO PÚBLICO ESTADUAL DE MATO GROSSO (ADEPE-MT). Matemática: 2º e 4º Anos do Ensino Fundamental. Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação, CAEd. ADEPE-MT, v. 1, 2016. DOI: https://doi.org/10.31419/ISSN.2594-942X.v42017i4a4KGF

COSTA, Marilda Oliveira; GENTIL, Heloisa Salles; AMARAL, Maria Clara Ede. Estado, Mercado e a Privatização “oculta” da Educação: o caso de Mato Grosso. In XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LA RED ESTRADO, 11, 2016, México-DF. Anais... México: Universidad Pedagógica Nacional de México, 2016, p. 1-17.

DAY, Christopher. Desenvolvimento profissional de professores. Os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora, 2001.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Desenvolvimento profissional docente: um conceito em disputa. In: IMBERNON, Francisco; NETO, Alexandre Shigunov; FORTUNATO, Ivan; (Org.). Formação permanente de professores: experiências ibero-americanas. São Paulo: Edições Hipótese, 2019.

FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino da Matemática no Brasil. Zetetiké: Revista de Educação Matemática. Campinas, SP, v. 3, n. 4, p. 1-38, nov. 1995. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646877/15035. Acesso em: 22 de jan. 2017.

FREITAS, Luiz Carlos et al. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. Petrópolis, RJ: Editora Vozes Limitada, 2009.

GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Tradução Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MATO GROSSO, Secretaria do Estado de Mato Grosso. Portaria nº 161, de 14 de abril de 2016. Diário Oficial do Estado de Mato Grosso. Cuiabá, 2016.

MORETTI, Vanessa Dias. Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Princípios e práticas pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2015.

MORETTI, Vanessa Dias. Professores de Matemática e atividade de ensino: uma perspectiva histórico-cultural para a formação docente. 2007. 207 f. São Paulo: Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2007.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A atividade de ensino como ação formadora. In: CASTRO, Amélia Domingues de; CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. (Orgs.). Ensinar a Ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de. Educar com a Matemática: saber específico e saber pedagógico. Revista Educación y Pedagogía, v. 23, n. 59, enero-abril, 2011. Disponível em . Acesso em 10 de ago. de 2017.

STAKE, Robert E. A Arte da Investigação com Estudo de Caso. 3º ed. Fundação Calouste Gulbenkian: Lisboa. 2012.

Downloads

Publicado

27.12.2019

Como Citar

TOMAZELI, Lenir; DOMINGOS DA PALMA, Rute Cristina. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO PRIMEIRO CICLO: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA IMPLEMENTADA NO ESTADO DE MATO GROSSO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 499–513, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p499-513.id557. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/516. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias