ENSINO E TECNOLOGIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E A FORMAÇÃO DISCENTE

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p720-739.id135

Palabras clave:

Ensino, Educação a Distância, Formação de Professor

Resumen

Este trabalho interliga os resultados da pesquisa “A formação de professores em cursos de licenciatura EaD: do aprender com tecnologia ao ensinar com tecnologia”, atrelado à linha de pesquisa “Ensino de Linguagens e suas Tecnologias”, cujo objetivo é investigar o impacto das novas tecnologias na formação discente, mais especificamente no Estágio Curricular Obrigatório, dos alunos de Letras, na modalidade Ensino Presencial Conectado. Para tanto, procedeu-se uma pesquisa qualitativa, realizada junto aos alunos de graduação dos últimos períodos do curso de Letras de uma universidade particular do estado de Minas Gerais, utilizando-se o questionário, enquanto instrumento de pesquisa. A ancoragem teórica seguiu a linha epistemológica do multiletramento enquanto prática social, tendo em vista a necessidade de novas práticas de leitura, dentro do contexto tecnológico vigente. Os dados apontaram para uma consciência dos discentes sobre a necessidade do uso da tecnologia na esfera escolar, porém a enunciação dos sujeitos indicou, também, que ainda há falta de saberes sobre como transpor o construto teórico na prática.

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Biografía del autor/a

Eliza Adriana Sheuer Nantes, UEL

Doutorado em Estudos da Linguagem (UEL). Professora da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Maria Júlia Carneiro Giraldes, UEL

Doutorado em Estudos da Linguagem (UEL). Professora no Departamento de Ciência da Informação (UEL)

Themis Farias de França Desiderio, UniMontes

Professora de Libras (UniMontes)

Ana Paula Pinheiro da Silveira, UEL

Doutorado em Estudos da Linguagem (UEL). Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

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Publicado

2018-12-26

Cómo citar

SHEUER NANTES, Eliza Adriana; CARNEIRO GIRALDES, Maria Júlia; FRANÇA DESIDERIO, Themis Farias de; PINHEIRO DA SILVEIRA, Ana Paula. ENSINO E TECNOLOGIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E A FORMAÇÃO DISCENTE. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 3, n.º 2, p. 720–739, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p720-739.id135. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/588. Acesso em: 17 may. 2024.

Número

Sección

Las ciencias humanas y sus tecnologías.