CRÍTICA E POÉTICA PARA O APRENDIZADO SOBRE A PAISAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p740-751.id150

Palavras-chave:

Categorias Geográficas, Ensino-Aprendizagem, Sequência Didática

Resumo

Com este artigo, apresentam-se os resultados de uma proposta realizada no âmbito do processo de ensino-aprendizagem sobre a paisagem, procurando ampliar a indicação do papel do "sentimento da paisagem” como mecanismo de construção de leituras geográficas por estudantes do ensino médio. Neste quesito, a interpretação da paisagem como portadora de dimensões econômicas e políticas estruturantes é complementada com a inserção afetiva erguida através da poética, permitindo a ampliação das exposições dos significados da paisagem para os estudantes. Para isto, utilizou-se do desenvolvimento de aula expositiva, seguida da propositura fotográfica dos locais de identificação afetiva, realizando posteriormente descrições críticas das paisagem e, conjuntamente, poesias sobre os sentimentos gerados por elas. Obteve-se, então, a possibilidade de compreender a análise ofertada pelos discentes e suas raízes valorativas no contexto geográfico, assentindo a ampliação das fronteiras de entendimento entre a relação sociedade/natureza em diferentes escalas, além de ratificar a fotografia e poesia como caminho para o ensino de geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Vitor Gobis Verges, UNESP

Doutor em Geografia (UNESP). Doutor em Ciências do Ambiente (ULisboa). Professor EBTT (IFMT)

Referências

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 227-247, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622005000200006

COSTA, Moisés Meira; BENITES, Miguel Gimenez. Realismo na fotografia: um ensaio sobre o estudo da linguagem fotográfica para o ensino de geografia. Título Páginas, p. 455, 2009.

DOS SANTOS, Rita de Cássia Evangelista; CHIAPETTI, Rita Jaqueline Nogueira. Uma investigação sobre o uso das diversas linguagens no ensino de Geografia: uma interface teoria e prática. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 15, n. 3, p. 167-184, 2011. DOI: https://doi.org/10.5902/223649947353

GUIMARÃES, S.T.L. Reflexões a respeito da paisagem vivida, topofilia e topofobia à luz dos estudos sobre experiência, percepção e interpretação ambiental. Geosul, v. 17, n. 33, p. 117-142, 2002.

MAXIMIANO, L. A. Considerações sobre o conceito de paisagem. Raega-O Espaço Geográfico em Análise, v. 8, 2004. DOI: https://doi.org/10.5380/raega.v8i0.3391

PEREIRA, Simões; ROMERO, Avelino. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Parâmetros curriculares nacionais, ensino médio;, 2000.

PUNTEL, Geovane. A Paisagem no ensino da Geografia. Ágora, v. 13, n. 1, p. 283-298, 2007

SALGUEIRO, T. B. Paisagem e geografia. Finisterra, v. 36, n. 72, 2001. DOI: https://doi.org/10.18055/Finis1620

SCHIER, Raul Alfredo. Trajetórias do conceito de paisagem na geografia. Raega-O Espaço Geográfico em Análise, v. 7, 2003. DOI: https://doi.org/10.5380/raega.v7i0.3353

TUAN, Y. F. Espaço, tempo, lugar: um arcabouço humanista/Space, time, place: a humanistic frame. Geograficidade, v. 1, n. 1, p. 4-15, 2011. DOI: https://doi.org/10.22409/geograficidade2011.11.a12804

VERGES, J. V. G.; BAUAB, F. P. A Transdisciplinaridade da Ciência de Alexander Von Humboldt (1769-1859): Intersecções junto aos Debates Contemporâneos sobre o Conhecimento. Boletim de Geografia, v. 33, n. 3, p. 17-30, 2016. DOI: https://doi.org/10.4025/bolgeogr.v33i3.21475

VESENTINI, J. W. Geografia e ensino: textos críticos. Papirus Editora, 1994.

Downloads

Publicado

26.12.2018

Como Citar

GOBIS VERGES, João Vitor. CRÍTICA E POÉTICA PARA O APRENDIZADO SOBRE A PAISAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 740–751, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p740-751.id150. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/589. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias