RESULTADOS DE ESTUDOS BRASILEIROS DE 1996-2016 SOBRE ATITUDES DE ESTUDANTES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1547-1567.id857Palabras clave:
Educação Matemática, Atitudes em Relação à Matemática, Sentimento em Relação à MatemáticaResumen
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou obter informações sobre as atitudes de estudantes em relação à Matemática a partir de estudos já realizados do período 1996-2016. As informações foram obtidas a partir da análise de trabalhos brasileiros sobre atitudes em relação à Matemática. Foram analisados trabalhos de Educação e Educação Matemática, em um total de 18 estudos. A análise dos trabalhos indicou que quando os estudantes compreendem o assunto, desenvolvem autoestima e tem um convívio saudável com o professor, a maior parte apresenta atitudes favoráveis em relação à disciplina. Concluiu-se que dos estudantes que participaram das pesquisas analisadas a maioria apresentou predominância de sentimento positivo em relação à Matemática, contrariando o senso comum sobre o tema, e que as atitudes negativas aumentam de frequência com o avanço da escolaridade e idade.
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