RESULTADOS DE ESTUDOS BRASILEIROS DE 1996-2016 SOBRE ATITUDES DE ESTUDANTES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1547-1567.id857

Palabras clave:

Educação Matemática, Atitudes em Relação à Matemática, Sentimento em Relação à Matemática

Resumen

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou obter informações sobre as atitudes de estudantes em relação à Matemática a partir de estudos já realizados do período 1996-2016. As informações foram obtidas a partir da análise de trabalhos brasileiros sobre atitudes em relação à Matemática. Foram analisados trabalhos de Educação e Educação Matemática, em um total de 18 estudos. A análise dos trabalhos indicou que quando os estudantes compreendem o assunto, desenvolvem autoestima e tem um convívio saudável com o professor, a maior parte apresenta atitudes favoráveis em relação à disciplina. Concluiu-se que dos estudantes que participaram das pesquisas analisadas a maioria apresentou predominância de sentimento positivo em relação à Matemática, contrariando o senso comum sobre o tema, e que as atitudes negativas aumentam de frequência com o avanço da escolaridade e idade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Renata Cristina Alves Matni, UEPA

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Pedro Franco de Sá, UFRN

Doutor em Educação (UFRN) Professor Titular de Educação Matemática do Departamento de Matemática, Estatística e Informática (UEPA)

Maria de Lourdes Silva Santos, UEPA

Doutora em Educação (PUC-Rio) Professora Adjunta do Departamento de Educação Geral e do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (UEPA)

Citas

ARAÚJO, Elizabeth Adorno. Influências das habilidades e das atitudes em relação à matemática e a escolha profissional. 1999. 232p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP: [s.n.], 1999. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253338. Acesso em: 15 jul. 2016.

ARREBOLA, Odilthom Elias da Silva; JESUS, Marcos Antonio Santos de. Análise do desempenho em geometria e das atitudes em relação à Matemática de alunos do ensino médio. In: ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 9., 2006, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul, 2006. Disponível em: https://miltonborba.org/CD/Interdisciplinaridade/Encontro_Gaucho_Ed_Matem/cientificos/CC16.pdf. Acesso em: 21 ago. 2016.

BERLIKOWSKI, Márcia Elisa. Análise das atitudes e imagem em relação à estatística: um estudo comparativo com alunos da graduação. 2012. 63f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Faculdade de Física, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3432/1/442097.pdf. Acesso em: 19 jul. 2016.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática - Ensino de quinta a oitava séries - Brasília: MEC / SEF, 1998. 148p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em: 25 mar. 2013.

BRITO, Márcia Regina Ferreira de. Um estudo sobre as atitudes em relação à Matemática em estudantes de 1º e 2º graus. 1996. 383f. Tese (Livre docência) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 1996. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251566. Acesso em: 16 mar. 2016.

BRITO, Márcia Regina Ferreira de; FARIA, Paulo Cézar; MORO, Maria Lucia Faria. Atitudes de professores e futuros professores em relação à Matemática. Estudos de Psicologia, 13(3), p. 257-265, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/epsic/v13n3/a08v13n3.pdf. Acesso em: 16 mar. 2016.

COSTA, Cicera Vania Barros; COSTA, Cicero Luciano Alves. Desempenho e atitudes em relação à matemática de alunos do 6º ano do ensino fundamental. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 3, p. 1-11, set-dez.2013. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1419/1148. Acesso em: 21 mar. 2016.

DESCOVI, Lucieli Martins Gonçalves; MARMITT, Vivian Regina; SOARES, Maria Ieda. Concepções e atitudes em relação à matemática: prática em busca de uma construção positiva. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10., 2010, Salvador. Anais... Salvador, 2010. Disponível em: http://atelierdigitas.net/CDS/ENEM10/artigos/RE/T21_RE1209.pdf. Acesso em: 05 jun. 2016.

FERREIRA, Ana Cristina; TORISU, Edmilson Minoru. Atitudes e autoconceito em relação à matemática: um estudo com alunos do 5º e do 7º ano das escolas públicas de Ouro Branco – MG. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4., 2009, Taguatinga-DF. Anais... Taguatinga, 2009. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIV.pdf. Acesso em: 05 jun. 2016.

FERREIRA, Denise Helena Lombardo; WODEWOTZKI, Maria Lúcia Lorenzetti. Matemática e escala de atitudes no ensino médio: uma abordagem no contexto da pesquisa qualitativa. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 9., 2007, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2007. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/ix_enem/Html/comunicacaoCientifica.html. Acesso em: 25 nov. 2016.

JESUS, Marcos Antonio Santos de; TACACIMA, Juliana. As atitudes em relação à matemática e o desempenho em cálculo diferencial e integral de alunos de Engenharia. Revista Ceciliana, Centro Universitário da FEI, Universidade Santa Cecília – UNISANTA Dez 4(2): 71-76, 2012. ISSN 2175-7224. Disponível em: https://sites.unisanta.br/revistaceciliana/edicao_08/12.pdf. Acesso em: 12 abr. 2016.

JESUS, Marcos Antonio Santos de; TESTANI, Giuseppe Britto. As atitudes em relação à matemática e o desempenho em cálculo diferencial e integral na variável complexa. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/5787_3122_ID.pdf. Acesso em: 15 abr. 2016.

JUSTULIN, Andresa Maria; PIROLA, Nelson Antonio. Um estudo sobre as relações entre as atitudes em relação à matemática e a resolução de problemas envolvendo frações. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2008, Rio Claro. Anais... Rio Claro – São Paulo: UNESP, 2008. Disponível em: http://www2.rc.unesp.br/eventos/matematica/ebrapem2008/upload/304-1-A-gt3_Justulin_ta.pdf. Acesso em: 15 abr. 2016.

MENDES, Clayde Regina; REFOSCO, Marideisa Ita; ROGOVSKI, Inês. As atitudes em relação à matemática e o desempenho matemático e algébrico na educação de jovens e adultos. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPEd), 27., 2004, Caxambu. Anais... Caxambu - Minas Gerais, 2004. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/t1910.pdf. Acesso em: 10 jun. 2016.

SILVA, Hugo Carlos Machado da. O ensino de matrizes a partir da resolução de problemas. 2016. 243f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Pará, 2016.

SILVA, Vanessa Ferraz da.; SILVA, Cláudia Borim da. Fatores determinantes de mudanças de atitudes em relação à estatística: um estudo longitudinal com alunos de psicologia. Integração (USJT), ano 19, v. 1, n. 65, p. 86-90, 2013. Disponível em: ftp://ftp.usjt.br/pub/revint/65/11_fatores_determinantes_de_mudancas_de_atitudes_em_relacao_estatistica.pdf. Acesso em: 08 set. 2016.

UTSUMI, Miriam Cardoso. Atitudes e habilidades envolvidas na solução de problemas algébricos: um estudo sobre o gênero, a estabilidade das atitudes e alguns componentes da habilidade matemática. 246 p. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP: [s.n.], 2000. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/251847/1/Utsumi_MiriamCardoso_D.pdf. Acesso em: 13 set. 2016.

VENÂNCIO, Mírian Moreira Menezes; VIANA, Odaléa Aparecida. Atitudes em relação à geometria de alunos do curso de pedagogia. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10., 2010, Salvador. Anais... Salvador, 2010. Disponível em: http://atelierdigitas.net/CDS/ENEM10/artigos/PT/T18_PT801.pdf. Acesso em: 09 out. 2016.

VENDRAMINI, Claudette Maria Medeiros. Implicações das atitudes e das habilidades matemáticas na aprendizagem dos conceitos de Estatística. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação – Campinas, SP: [s.n.], 2000. Disponível em: https://www.psiem.fe.unicamp.br/pf-psiem/vendramini_claudettemariamedeiros_d.pdf. Acesso em: 29 abr. 2016.

VIANA, Odaléa Aparecida. As atitudes de alunos do ensino médio em relação à geometria: adaptação e validação de escala. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 2004, Recife. Anais... Recife - Pernambuco, 2004. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/files/viii/pdf/03/CC00596629800.pdf. Acesso em: 18 mai. 2016.

Publicado

2020-12-30

Cómo citar

CRISTINA ALVES MATNI, Renata; FRANCO DE SÁ, Pedro; LOURDES SILVA SANTOS, Maria de. RESULTADOS DE ESTUDOS BRASILEIROS DE 1996-2016 SOBRE ATITUDES DE ESTUDANTES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 5, n.º 3, p. 1547–1567, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1547-1567.id857. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/419. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Las matemáticas y sus tecnologías.