JÚRI SIMULADO E PHILLIPS 66: ESTRATÉGIAS DE ENSINO COM ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p179-196.id75

Palabras clave:

Estratégias de Ensino, Júri simulado, Phillips66, Aprendizagem de matemática

Resumen

Este artigo apresenta as atividades desenvolvidas com alunos do 2º ano do Ensino Médio, de uma escola pública do Vale do Taquari-RS, buscando a construção de conhecimentos vinculados à utilização das estratégias de ensino Júri simulado e Phillips 66, nas aulas da disciplina de Matemática. Nesta perspectiva, este relato tem por objetivo socializar as atividades que foram desenvolvidas, buscando demonstrar que as referidas estratégias de ensino podem tornar as aulas mais atraentes, pois proporcionam o trabalho em grupo e promovem a autonomia e o diálogo. Durante a realização da estratégia do Júri Simulado, os alunos tomaram o lugar de promotores e advogados, visualizando, interpretando e analisando as situações, a fim de defender ou acusar, de acordo com orientações dadas. Já na estratégia Phillips 66, e não diferentemente da anterior, eles conseguiram tornar a Matemática, que aparentemente é complexa, em uma ciência visível, agradável, desafiadora e compreensível. Destaca-se que os resultados superaram as expectativas, mostrando que os alunos são atores ativos dos processos de ensino e de aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Mara Oliveira de Azevedo

Mestranda em Educação. Professora da Educação Básica

Marli Teresinha Quartieri

Doutora em Educação. Professora na Univates

José Claudio Del Pino

Doutor em Engenharia de Biomassa. Professor na Univates

Miriam Ines Marchi

Doutora em Química. Professora na Univates

Citas

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, 2004. p. 67-100.

BARROSO, T. O desenvolvimento do discurso argumentativo por crianças do ensino fundamental: articulação e coordenação de sequências argumentativas no texto de opinião. Revista de Estudos Linguísticos Veredas, Juiz de Fora, v. 11, n. 2, 2/2007, p. 101-117

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia do estudante. Seminário de Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40. Jan./jun.2011.

D' AMBRÓSIO, U. Matemática, ensino e educação: uma proposta global. Temas & Debates, São Paulo, v.4, n.3, p. 1 a 16, 1991.

DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de matemática. São Paulo: Ática, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, M. História das ideias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Ática, 2001.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994.

MASETTO, Marcos T. Competências pedagógicas do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MASETTO, Marcos T. Didática: a aula como centro. 4ª ed. São Paulo: FTD, 1997.

PONTE, J. P.; BROCADO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações Matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte, Autêntica, 2009.

REDLING, J. P.; JUNIOR, J. L. Trilhas pedagógicas, v. 1, n. 1. Ago. 139 2011(p. 122-139).

SCARPATO, Marta Scarpato. Procedimento de Ensino: Um Ato de Escolha na Busca de uma Aprendizagem Integral. In Scarpato, Marta (org.). Os Procedimentos de Ensino Fazem a Aula Acontecer, São Paulo: Avercamp, 2006.

Publicado

2017-12-22

Cómo citar

OLIVEIRA DE AZEVEDO , Mara; TERESINHA QUARTIERI , Marli; CLAUDIO DEL PINO , José; INES MARCHI , Miriam. JÚRI SIMULADO E PHILLIPS 66: ESTRATÉGIAS DE ENSINO COM ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 2, n.º 2, p. 179–196, 2017. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p179-196.id75. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/625. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Las matemáticas y sus tecnologías.