A AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA FUNDAMENTAL PARA A APRENDIZAGEM EFETIVA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.004.id1353

Palavras-chave:

Avaliação, Processo Educativo, Aprendizagem Efetiva

Resumo

Este artigo tem por objetivo promover uma reflexão sobre a avaliação escolar, discutindo sobre como ela poderia passar a ser uma prática focada na aprendizagem efetiva dos alunos. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, que se baseou em autores como Gil (2018), Luckesi (2010, 2011, 2013) e Hoffmann (2011) e em dados que foram obtidos a partir de uma entrevista semiestruturada com quatro educadores de Barra do Garças-MT, analisados sob a ótica da análise de conteúdo, segundo Bardin (2011). Como principal resultado deste estudo, pôde-se compreender que o demasiado enfoque na obtenção de notas tem sido motivo relevante para a avaliação ser vista como causadora de temor e ansiedade em muitos estudantes, tornando-se essencial sua transformação em prática focada na aprendizagem, o que requer que seja entendida como atividade contínua, inclusiva, flexível e instigadora de reflexão sobre o processo educativo.

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Biografia do Autor

Fernanda Luzia de Almeida Miranda, IFMT

Mestrado em Ensino (Univates) Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus Barra do Garças

Jacqueline Silva da Silva, UFRGS

Doutorado em Educação (UFRGS) Professora Titular da Universidade do Vale do Taquari (Univates) Docente dos Programas de Pós-graduação em Ensino e em Ensino de Ciências Exatas

Marli Teresinha Quartieri, Univates

Doutorado em Educação pela Universidade Vale do Rio dos Sinos - RS, Professora titular da Universidade do Vale do Taquari (Univates), Docente dos Programas de Pós-graduação em Ensino e em Ensino de Ciências Exatas

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Publicado

04.02.2022

Como Citar

ALMEIDA MIRANDA, Fernanda Luzia de; SILVA DA SILVA, Jacqueline; TERESINHA QUARTIERI, Marli. A AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA FUNDAMENTAL PARA A APRENDIZAGEM EFETIVA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e001, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.004.id1353. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/252. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias

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