O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA
DOI:
10.23926/RPD.2021.v6.n3.e095.id1294Palavras-chave:
Tecnologias da Educação, Aprendizagem, Formação continuadaResumo
Com uma sociedade cada vez mais tecnológica, a educação precisa estar atenta e acompanhar essas mudanças. Refletir sobre os impactos que a inserção tecnológica causa no contexto educacional é o objetivo desse trabalho. Através de uma pesquisa bibliográfica, de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e exploratória, o estudo de caso utilizou um questionário aberto e observações das práticas docentes como instrumentos de coleta de dados. A pesquisa realizada com 14 professores da Escola Estadual Conquista D’Oeste evidenciou o porquê de os professores resistirem tanto a essa nova realidade e como a formação continuada pode ajudar a quebrar essa resistência. Também revela a importância da inserção das Tecnologias de Informação na educação, observando as necessidades dos educandos, favorecendo a integração dos estudantes no processo de construção do conhecimento, uma vez que eles já crescem informatizados, o que torna imprescindível para a educação a qualificação de seus profissionais.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; RUBIM, Lígia Cristina Bada. O papel do gestor escolar na incorporação das TIC na escola: experiências em construção e redes colaborativas de aprendizagem. São Paulo: PUC-SP, 2004.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; ALONSO, Myrtes (orgs). Tecnologias na Formação e na Gestão Escolar. São Paulo: Avercampp, 2007.
APPOLINÁRIO, Fabio. Dicionário de Metodologia Científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011. 295p.
ARAUJO, Elaine Vasquez Ferreira de; VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa. Sociedade Conectada: Tecnologia, Cidadania e Infoinclusão. In: ARAUJO, Elaine Vasquez Ferreira de; VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa (orgs). Tecnologia, Sociedade e Educação na Era Digital. Duque de Caxias, RJ: UNIGRANRIO, 2016.
BOCCATO, Vera Regina Casari. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm . Acesso em: 28 de junho de 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, EM CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR. 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/ed_basdire.pdf . Acesso em: 06 de maio de 2021.
CERQUEIRA, Jonir Bechara; FERREIRA, Elise de Melo Borba. Recursos Didáticos na Educação Especial. Revista Benjamin Constant, Rio de Janeiro, nº5., p.15-20. 1996.
DENZIN, Norman Kent; LINCOLN, Yvonna Sessions. O planejamento da pesquisa qualitativa. 2006. Porto Alegre: Penso.
DOURADO, Luiz Fernandez. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada dos professionais do Magistério da Educação Básica: Concepções e Desafios. Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, nº. 131, p. 299-324, abr.-jun., 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302015151909
GANZELA, Marcelo. O leitor como protagonista: reflexões sobre metodologias ativas nas aulas de literatura. In: BACICH, Lilian; MORAN, José. (orgs). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 7. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
KRASILCHIK, Myriam. Prática de ensino de biologia. 4ª ed., São Paulo: Editora Edusp, 2008.
LEAL, Edvalda Araújo; MIRANDA, Gilberto José; NOVA, Silvia Pereira Castro Casa. Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de aprendizagem. 1.Ed.- [3. Reimpre.] - São Paulo: Atlas, 2019.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Editora Cortez, 1994.
LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2007.
MARTINS, Maria Cecília. Integração das mídias e práticas pedagógicas. In: VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bisnconcini de (Org.). Formação de educadores à distância e integração de mídias. São Paulo: Avercamp, 2007.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Interferência dos meios de comunicação no nosso conhecimento. INTERCOM, Revista Brasileira de Comunicação, São Paulo, v.17, n.2, jul.-dez. 1994.
MORAN, José Manuel et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos Tarciso.; BEHRENS, Marilda Aparecida. (Ed.). Novas tecnologias e mediações pedagógicas. 13. ed. São Paulo: Papirus, 2007.
NAGUMO, Estevon. O uso do aparelho celular dos estudantes na escola. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Brasília. Brasília-DF, 2014.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma. Garrido.et al. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 15-34.
SAMPAIO, Marisa Narcizo, LEITE, Lígia Silva. Alfabetização tecnológica do professor. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
STAINBACK, Susan; STAIMBACK, William. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999.
STRAUB, Sandra Luzia Wrobel. Estratégias, desafios e perspectivas do uso da Informática na educação– realidade na escola pública. Cáceres: Ed. UNEMAT, 2009.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.17i2.0010
UNESCO. Diretrizes de Políticas para a Aprendizagem Móvel. Brasília, 2014.
VALENTE, José Armando. Diferentes usos do computador na Educação. In: VALENTE, José Armando. Computadores e Conhecimento: repensando a educação, p. 1-23, 1999.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Formação de professores: Políticas e Debates. SÃO PAULO: PAIPRUS, 2008.
XAVIER, Antonio Carlos dos Santos. O Hipertexto na Sociedade da Informação: a constituição do modo de enunciação digital. Tese de doutorado Unicamp, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.