PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA DAS IES PÚBLICAS DE MANAUS/AM ACERCA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: PRINCÍPIO EDUCATIVO E CIENTÍFICO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22064.id1330

Palavras-chave:

Ensino de Química, Formação de Professores, Ensino por Investigação

Resumo

O Ensino por Investigação (EI) insere em sala de aula práticas de reflexão e resolução de problemas, levando a construção do conhecimento. Dada a importância do EI no processo educativo, objetivou-se caracterizar as percepções de licenciandos em Química de Instituições de Ensino Superior públicas de Manaus/AM, acerca da investigação enquanto princípio educativo e científico. Participaram da pesquisa 67 licenciandos a partir de questionário e entrevista, sendo os dados tratados por meio da Estatística Descritiva e Análise Textual Discursiva. Os licenciandos mostraram compreender os elementos do EI, destacando a elaboração de hipóteses e a orientação do professor. Além disso, concordam que a formação inicial deve contemplar o EI e a realização de pesquisas científicas, e criticam como as disciplinas de conteúdo específico da Química são ministradas, com características fortes do ensino tradicional. Os licenciandos compreendem a necessidade de se aperfeiçoar permanentemente e de aplicar o EI na sua futura prática docente.

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Biografia do Autor

Jean Michel dos Santos Menezes, UFAM

Mestre em Química (UFAM) Professor no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da (UFAM) Doutorando em Química (UFAM)

Sidilene Aquino de Farias, UFSCar

Doutora em Ciências (UFSCar) Professora no Departamento de Química (UFAM) Docente credenciada nos Programas de Pós-Graduação em Química (UFAM) e  Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UFAM)

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Publicado

01.09.2022

Como Citar

SANTOS MENEZES, Jean Michel dos; AQUINO DE FARIAS, Sidilene. PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA DAS IES PÚBLICAS DE MANAUS/AM ACERCA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: PRINCÍPIO EDUCATIVO E CIENTÍFICO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 3, p. e22064, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22064.id1330. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/203. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias