JOGO CORRIDA GEOMÉTRICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA EM UMA TURMA DE 6º ANO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22081.id1520

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Livro didático, Geometria, Jogos

Resumo

Neste relato, buscamos apresentar o desenvolvimento de uma proposta para o ensino de geometria, realizada a partir da análise de material didático, suscitado em uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática da UFMT – Sinop. O material analisado configura-se como uma apostila destinada ao 6º ano do Ensino Fundamental e a análise deu-se por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Após esse processo, foi desenvolvido um jogo, intitulado Corrida Geométrica, no intuito de complementar o material didático utilizado em sala de aula. O jogo desenvolvido configura-se como de treinamento, seguindo a classificação proposta por Lara (2003). Neste relato de experiência, apresentamos a proposta desenvolvida, bem como fomentamos a necessidade de buscarmos alternativas, assim como o jogo, para a complementação de materiais didáticos, visando, com isso, desenvolver efetivamente o ensino de matemática.

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Biografia do Autor

Deise Cristina Noronha Dornelles, UFMT

Mestranda em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM/UFMT)

Juliana Dacyelles Santos Figueiredo, UFMT

Mestranda em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM/UFMT)

Andreia Cristina Rodrigues Trevisan, UFMT

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT) Professora na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Docente no PPG em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM/UFMT)

Eberson Paulo Trevisan, UFMT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT) Professor na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Docente no PPG em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM/UFMT)

Referências

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Publicado

01.09.2022

Como Citar

NORONHA DORNELLES, Deise Cristina; SANTOS FIGUEIREDO, Juliana Dacyelles; RODRIGUES TREVISAN, Andreia Cristina; PAULO TREVISAN, Eberson. JOGO CORRIDA GEOMÉTRICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA EM UMA TURMA DE 6º ANO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 3, p. e22081, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22081.id1520. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/220. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias

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