A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: O CASO DA ESCOLA LUIZA NUNES BEZERRA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p352-365.id176

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas, Narrativas Docentes, Desenvolvimento Profissional

Resumo

Este trabalho é fruto de uma pesquisa que foi realizada entre os anos de 2015 e 2017, em que se buscou investigar práticas pedagógicas desenvolvidas em uma escola pública do município de Juara (MT). Essa escola é considerada bem conceituada em relação à gestão e ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Nosso objetivo neste trabalho é refletir sobre o processo de formação e profissionalização docente, com vistas a compreender a relação entre teoria e prática, no contexto desta escola. Abordamos a prática a partir das experiências vivenciadas e narradas por professores desta escola.  Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que utilizamos as narrativas docentes como forma de produção de dados. Foi possível identificar que há uma significativa preocupação dos docentes da escola com a formação continuada e com o desenvolvimento de projetos que envolvam todos os professores, de forma a indicar que o trabalho coletivo e a estreita relação entre a teoria e a prática têm possibilitado o desenvolvimento de práticas pedagógicas que podem ser consideradas bem-sucedidas e até mesmo inovadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andreia Cristina Rodrigues Trevisan , UFMT

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC-UFMT) Professora no Campus Sinop (UFMT)

Eberson Paulo Trevisan , UFMT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC-UFMT) Professor no Campus Sinop (UFMT)

Katia Dias Ferreira Ribeiro , UFMT

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC-UFMT) Professora no Campus Sinop (UFMT)

Referências

BRUNER, J. Atos de Significação. Porto Alegre: ArtMed, 1997.

BRUNER, J. A cultura da educação. Porto Alegre: ArtMed, 2001.

BRUNER, J. Life as a narrative. Social research, vol. 71 n. 3, p. 691 – 710, 2004. DOI: https://doi.org/10.1353/sor.2004.0045

CUNHA, F. M.; CAMPOS, L. M. L. O discurso e a prática pedagógica de professores de ciências no ensino fundamental. In: PIROLA, N. A. (Org.). Ensino de ciências e matemática, IV: temas de investigação [online]. São Paulo: Editora UNESP, São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. Disponível em: http://books.scielo.org

D’ÁVILA, C.; SONNEVILLE, J. Trilhas percorridas na formação de professores: da epistemologia da prática à fenomenologia existencial. In: VEIGA, I. P.; D’ÁVILA, C. (Orgs). Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. 2 ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

FLICK, U. Introdução a pesquisa qualitativa. Tradução: Joice Costa. 3 ed. Porto Alegre. Editora Artmed, 2009.

GARCÍA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Tradução: Isabel Narciso. Porto: Porto Editora, 2013.

JOVCHELOVITCH, S.; BAUER, M. Entrevista Narrativa. In: BAUER, M.; GASKELL, G. (Orgs). Tradução de Pedrinho A. Guareschi. Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: um manual prático. 13 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

MACHADO, N. J. Educação: projetos e valores. São Paulo: Escrituras Editora, 2000.

MARCELO, C. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo. Revista de Ciências da Educação. n. 8, jan/abr, 2009.

MUYLAERT, C. J. et al. Entrevistas Narrativas: um importante recurso em pesquisa qualitativa. Rev Esq Enferm USP. N. 48, vol. Esp. 2, p. 193-199, 2014.

NÓVOA, A. Os Professores na Virada do Milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 11-20, jan./jun. 1999. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97021999000100002

SILVA, R. A. S.; LOPES, S. Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra de Juara/MT: contexto histórico do Prêmio Nacional de Gestão Escolar de 2013. Anais Seminário e Educação do Vale do Arinos, Juara/MT, 2016.

TREVISAN, A. C. R. A prática docente aliada a implementação de projetos: refletindo sobre seus benefícios a partir de experiências de uma escola pública. Anais Encontro Anual de Educação, Sinop/MT, 2016.

TREVISAN, A. C. R. et al (Orgs). Entre Saberes e Experiências: uma coletânea de práticas pedagógicas de uma escola pública. Sinop: MT Ciência, 2017.

Downloads

Publicado

26.06.2018

Como Citar

RODRIGUES TREVISAN , Andreia Cristina; PAULO TREVISAN , Eberson; FERREIRA RIBEIRO , Katia Dias. A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: O CASO DA ESCOLA LUIZA NUNES BEZERRA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 352–365, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p352-365.id176. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/619. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)