A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: O CASO DA ESCOLA LUIZA NUNES BEZERRA
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p352-365.id176Palavras-chave:
Práticas Pedagógicas, Narrativas Docentes, Desenvolvimento ProfissionalResumo
Este trabalho é fruto de uma pesquisa que foi realizada entre os anos de 2015 e 2017, em que se buscou investigar práticas pedagógicas desenvolvidas em uma escola pública do município de Juara (MT). Essa escola é considerada bem conceituada em relação à gestão e ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Nosso objetivo neste trabalho é refletir sobre o processo de formação e profissionalização docente, com vistas a compreender a relação entre teoria e prática, no contexto desta escola. Abordamos a prática a partir das experiências vivenciadas e narradas por professores desta escola. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que utilizamos as narrativas docentes como forma de produção de dados. Foi possível identificar que há uma significativa preocupação dos docentes da escola com a formação continuada e com o desenvolvimento de projetos que envolvam todos os professores, de forma a indicar que o trabalho coletivo e a estreita relação entre a teoria e a prática têm possibilitado o desenvolvimento de práticas pedagógicas que podem ser consideradas bem-sucedidas e até mesmo inovadoras.
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