REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA HUKA-HUKA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e019.id1426

Palavras-chave:

Huka-Huka, Cultura Indígena, Educação Física

Resumo

A Huka-Huka é uma prática corporal indígena que vem se configurando como um tema pedagógico após indicações da BNCC. Este artigo teve como objetivo analisar a produção acadêmica sobre o ensino da Huka-Huka nas aulas de Educação Física. Este trabalho caracteriza-se como uma revisão integrativa da literatura mediante utilização dos descritores: “Huka-Huka AND Educação Física”, “Huka-Huka AND Educação Básica e “Huka-Huka AND Escola”. Os resultados apontam aspectos que impactam negativamente o desenvolvimento da Huka-Huka nas aulas de Educação Física, como a má formação dos professores, pouco conhecimento deste conteúdo por parte dos alunos e a subvalorização da cultura indígena. Concluímos que as aulas de educação física podem propiciar reflexões e debates sobre a Huka-Huka e que a interdisciplinaridade se configura como um processo que pode ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a cultura indígena.

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Biografia do Autor

George Almeida Lima, UNIVASF

Mestrando em Educação Física (PPGEF/UNIVASF) Professor da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE)

Diego Luz Moura, UERJ

Pós-Doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte (UERJ) Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Educação Física (PPGEF/UNIVASF)

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Publicado

04.02.2022

Como Citar

ALMEIDA LIMA, George; LUZ MOURA, Diego. REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA HUKA-HUKA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e019, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e019.id1426. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/269. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias