DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UMA EXPERIÊNCIA DAS OFICINAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e063.id1141

Palavras-chave:

Jogos Didáticos, Ensino de Química, Formação Docente

Resumo

Esta pesquisa visa verificar a importância do desenvolvimento de jogos didáticos para os acadêmicos do curso de Licenciatura em Química nas disciplinas de Oficinas de Práticas Pedagógicas e sua contribuição para a prática docente. Nestas disciplinas os licenciandos são os autores dos materiais didáticos, aprendendo a planejar aulas com a utilização dos mesmos, buscando harmonizar teoria e prática de forma contextualizada. Esta é uma pesquisa qualitativa e descritiva realizada através de um questionário respondido por estudantes do curso de Licenciatura em Química. Os resultados são referentes a um tempo e contexto específicos e sugerem que esta estratégia é eficaz para a formação profissional dos licenciandos que, numa dinâmica de ação e reflexão, vão aprendendo a serem autores de suas propostas de trabalho, produzindo materiais didáticos e ampliando conhecimentos ao mesmo tempo que vivenciam desde o início do curso a experiência do ensinar.

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Biografia do Autor

Sally Katiuce Moccelini, UFSC

Doutora em Química (UFSC) Graduanda em Licenciatura em Química (IFMT)

Douglas Gonçalves Sete, IFMT

Mestre em Ensino de Ciências Exatas (UNIVATES) Professor do IFMT

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

KATIUCE MOCCELINI, Sally; GONÇALVES SETE, Douglas. DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UMA EXPERIÊNCIA DAS OFICINAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e063, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e063.id1141. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/351. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias