ENTRE ENCONTROS E DESENCONTROS: NARRATIVAS DE CONSTITUIÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1909-1926.id820

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Identidade Docente, Narrativas, Diário de Formação

Resumo

O processo de constituição docente perpassa diversas questões, como a formação, o contexto político e social, chegando à dimensão da atuação profissional, formando uma complexa tessitura. O trabalho tem por objetivo apresentar e examinar o processo de constituição docente de um licenciando em Ciências Biológicas durante seu percurso formativo, a partir de escritas narrativas realizadas no Diário de Formação (DF). Foi possível identificar o estabelecimento de quatro momentos emergentes nas escritas reflexivas das narrativas: i) tomada de consciência do ser professor, ii) problematização e reflexão crítica da sala de aula, iii) a busca de sentido para o ensino: os desafios do fazer/ser docente e iv) ressignificação das ações e afirmação do ser professor. Assim, considera-se a importância de investigar e refletir sobre a docência como categoria reflexiva da constante formação docente, que, entre encontros e desencontros, o ser professor se constitui.

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Biografia do Autor

Leonardo Priamo Tonello, UFFS

Graduando de Licenciatura em Ciências Biológicas (UFFS) Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PETCiências (FNDE/SESu/MEC)

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Publicado

30.12.2020

Como Citar

PRIAMO TONELLO, Leonardo. ENTRE ENCONTROS E DESENCONTROS: NARRATIVAS DE CONSTITUIÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 3, p. 1909–1926, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1909-1926.id820. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/405. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias