CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA PRESENTES NAS MATRIZES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA OFERTADOS NO ESTADO DO TOCANTINS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p65-80.id633

Palavras-chave:

Educação, Ensino de Matemática, Matriz curricular, Curso de Pedagogia

Resumo

Reiteradas vezes ouvimos professores que ensinam Matemática nos Anos Inicias do Ensino Fundamental reclamar que em sua formação em nível superior a matemática e seu ensino têm sido relegados ao segundo plano. Isso nos levou a analisar que conteúdos matemáticos se fazem presentes na matriz curricular dos Cursos de Pedagogia ofertados no Estado do Tocantins. Trata-se de um estudo documental, com uma perspectiva metodológica qualitativa, substanciada pela interlocução com a literatura e análise da matriz curricular dos cursos. Os resultados indicam fragilidades no processo de ensino de matemática nos cursos de Pedagogia, em função de que em média 2,56% a 6,96% da carga horaria total dos cursos são destinadas ao processo de ensino desta ciência. O estudo indica que fatores como carga horária reduzida, a falta de conhecimentos matemático dos estudantes, aliados ao viés eminentemente metodológico, a formação desses profissionais fica comprometida e, ao atuarem na docência, sentem-se limitados em sua ação pedagógica.

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Biografia do Autor

Ademir Brandão Costa, PPPGE

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (PPPGE/UFT)

Ritianne de Fátima Silva de Oliveira, PPPGE

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (PPPGE/UFT)

Maria José de Pinho, PPGE

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP) Professora na Universidade Federal do Tocantins (PPGE/UFT)

Idemar Vizolli, PPGE

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Professor na Universidade Federal do Tocantins (PPGE/UFT)

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Publicado

30.04.2020

Como Citar

BRANDÃO COSTA, Ademir; FÁTIMA SILVA DE OLIVEIRA, Ritianne de; PINHO, Maria José de; VIZOLLI, Idemar. CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA PRESENTES NAS MATRIZES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA OFERTADOS NO ESTADO DO TOCANTINS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 65–80, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p65-80.id633. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/479. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias