DOCENTE-FORMADORA-PESQUISADORA EM DEVIR: REFLETINDO SOBRE O ESTÁGIO MEDIADO POR EIXOS INTEGRADORES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e030.id1039

Palavras-chave:

Formação docente, Estágio de docência, Percurso formativo

Resumo

O estágio de docência no doutorado compõe a formação continuada de professoras/es que atuam nas licenciaturas. O presente texto é motivado pela seguinte questão problematizadora: Que percursos formativos são viabilizados pelo estágio de docência para as/os doutorandas/os da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC)? Tem por objetivo refletir sobre o percurso formativo realizado no estágio de docência na Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Trata-se de um trabalho descritivo, qualitativo e reflexivo. Os dados foram coletados por meio de observações e rodas de conversa durante as aulas, reuniões de planejamento e visita às escolas. Dentre os resultados destacamos as contribuições para o delineamento do projeto de pesquisa, considerando os conceitos incorporados, a aproximação com o objeto de estudo e a articulação com a tese. Concluímos que o estágio docência é um campo de conhecimento que congrega e articula as múltiplas experiências que fazem parte da vida e do fazer docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Kelly Almeida de Oliveira, UFMA

Mestrado em Cultura e Sociedade (UFMA) Professora na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC)

Idemar Vizolli, UFPR

Doutorado em Educação (UFPR) Professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT) Docente dos Programas de Pós-graduação em Educação (UFT), em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC) e em Educação na Amazônia (EDUCANORTE)

José Vicente de Souza Aguiar, UFRGS

Doutorado em Educação (UFRGS) Professor na Universidade do Estado do Amazonas/campus Manaus (UEA) Docente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ensino de Ciências, em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC) e em Educação na Amazônia (EDUCANORTE)

Referências

APCN apresentado à CAPES para a criação do PPGECEM / REAMEC. Cuiabá, 2008. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria n° 76, de 14 de abril de 2010. Regulamenta o Programa de Demanda Social dos programas de pós-graduação do país. Brasília, 2010.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. 4ª. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991. — (Os pensadores; v. 2).

ARROYO, Miguel. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In. SOARES, Leôncio. GIOVANETTI, Maria Amélia. GOMES, Nilma Lino. (Orgs.). Diálogos na Educação de Jovens e adultos. 4ª. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

ARRUTI, José Maurício Andion. Conceitos, normas e números: uma introdução à Educação Escolar Quilombola. Revista Contemporânea de Educação, vol. 12, n. 23, p. 107-142, jan/abr de 2017. https://doi.org/10.20500/rce.v12i23.3454 DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v12i23.3454

BACK, Rainri. Por uma concepção filosófica da educação. Educ. Pesqui., v. 45, p. 1-15, 2019. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201945205293 DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945205293

CAVALCANTI, Alberes. MARTINES, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes. A formação doutoral em educação: repensando o estágio de docência para professores e professoras experientes. Revista REAMEC, v. 6, n. 1, p. 28-42, 2018. http://10.26571/REAMEC.a2018.v6.n1.p28-42.i5877 DOI: https://doi.org/10.26571/REAMEC.a2018.v6.n1.p28-42.i5877

CORAZZA, Sandra Mara. Contribuições de Deleuze e Guattari para as pesquisas em educação. Revista Digital do LAV, ano V, n. 08, p. 1-19, mar de 2012. https://doi.org/10.5902/198373485298 DOI: https://doi.org/10.5902/198373485298

CORREIA, Marcos Antonio. Ponderações reflexivas sobre a contribuição da fenomenologia à geografia cultural. R. RA ́E GA, n. 11, p. 67-75, 2006. Disponível em https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/7749. Acesso em: 22 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.5380/raega.v11i0.7749

CRESWELL, John. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DARSIE, Marta Maria Pontin. Programa de Pós-Graduação – Doutorado em Educação em Ciências e Matemática – PPGECEM – da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC. Revista de Educação Pública, v. 20, n. 43, p. 357- 377, maio/ago. 2011. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/310/278. Acesso em: 01 dez. 2020.

DESGAGNÉ, Serge. O conceito de pesquisa colaborativa: a ideia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos. Revista Educação em Questão, Natal, v. 29, n. 15, p. 7-35, maio/ago. 2007. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4443. Acesso em: 01 dez. 2020.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Centauro, 2001.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 5ª. ed. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Universitária São Francisco, 2003.

GALLO, Sílvio. Modernidade/pósmodernidade: tensões e repercussões na produção de conhecimento em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.3, p. 551-565, set./dez. 2006. https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000300009 DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000300009

GIACOIA, Oswaldo. O poder dos afetos em Spinoza. Amaury Pacheco. Youtube, 2017. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=uzewsSYJiVc&t=228s. Acesso em: 01 set. 2020.

MARTINS, André. O conhecimento como o maior dos afetos. Café Filosófico CPFL. Youtube, 2017. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=meuiDdg_LiI. Acesso em: 01 set. 2020.

MERLEAU-PONY, Maurice. O visível e o invisível. 4ª. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2003.

MIGNOLO, Walter. Histórias locais/projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

MORAES, Luana Celina Lemos de. Normas aplicáveis ao ensino remoto: uma análise das Portarias nº 343 e 345 do Ministério da Educação à luz do direito brasileiro. In: PAIVA JÚNIOR, Francisco Pessoa de (Org.). Ensino Remoto em debate. Belém: RFB Editora, 2020, p. 45-56. https://doi.org/10.46898/rfb.9786558890607 DOI: https://doi.org/10.46898/rfb.9786558890607.3

MUZINATTI, João Luis. Conjugando o verbo aprender. Café Filosófico CPFL. Youtube, 2012. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=OkNfbivm-x0. Acesso em: 08 set. 2020.

NOVIKOFF, Cristina. CAVALCANTI, Marcus Alexandre de Pádua. Pensar a potência dos afetos na e para a educação. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 20, n. 2, p. 88-107, set./dez. 2015. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3442. Acesso em: 15 de agosto de 2020.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis Pedagógica, PPGEDUC, Universidade Federal de Goiás, Vol. 3, Nº. 3 e 4, p.5-24, 2006. https://doi.org/10.5216/rpp.v3i3e4.10542 DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v3i3e4.10542

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americana. Buenos Aires: Clacso: 2005. p. 227-278.

RIBEIRO, Renato Janine. A Ética ou o fim do Mundo. Organicom. Ano 5. n. 8, p. 161-169, 2008. https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138975 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138975

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes”. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENEZES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina: 2009. p. 23 -72.

SANTOS, Wilson Luiz Pereira dos. SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em Química: compromisso com a cidadania. Porto Alegre: UNIJUI, 4ª ed., 2010.

SILVA, Franklin Leopoldo e. A Ética necessária: responsabilidade e solidariedade. Café Filosófico CPFL. Youtube, 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dFRMFAgBLpQ. Acesso em: 10 ago. 2020.

SILVA, Franklin Leopoldo e. Quem somos nós. Casa do saber: Quem somos nós. Youtube, 2016. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=dFRMFAgBLpQ. Acesso em: 08 set. 2020.

SPINOZA, Benedictus de. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Codó, 2018.

Downloads

Publicado

31.08.2021

Como Citar

OLIVEIRA, Kelly Almeida de; VIZOLLI, Idemar; SOUZA AGUIAR, José Vicente de. DOCENTE-FORMADORA-PESQUISADORA EM DEVIR: REFLETINDO SOBRE O ESTÁGIO MEDIADO POR EIXOS INTEGRADORES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e030, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e030.id1039. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/316. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias