A ABORDAGEM DE FRAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL APROVADOS NO PNLD DE 2020

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2020.v5.n3.1529-1546.id826

Palavras-chave:

Fração, Ensino, Aprendizagem, Livro Didático, PNLD

Resumo

Dada a problemática existente em torno do ensino e da aprendizagem de fração, nos desafiamos a analisar o modo como livros didáticos, aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2020, apresentam o conteúdo de fração aos estudantes do 6° Ano do Ensino Fundamental. A consecução da pesquisa bibliográfica se deu a partir de uma consulta à literatura que tematiza o processo de ensino e aprendizagem do conceito de fração, considerando os diferentes significados e as características das quantidades. Foram analisadas as nove obras disponíveis em meio digital, embora o PNLD conte com onze coleções para consulta pelos professores. É possível inferir que as obras analisadas apresentam o conteúdo de fração sem considerar os conceitos abordados neste trabalho, aspectos primordiais ao processo de compreensão conceitual. Outrossim, priorizam quantidades contínuas e extensivas e o significado parte – todo em detrimento das demais abordagens.

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Biografia do Autor

Euvaldo de Souza Carvalho, SEMED

Mestre em Matemática (UFT) Professor na Secretaria Municipal de Educação de Palmas (SEMED)

Idemar Vizolli, UFT

Professor em programas de Mestrado da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Integrante da Rede Amazônia de Ensino de Ciências e Matemática (REAMEC)

Onésimo Rodrigues Pereira, SEMED

Mestre em Matemática (UFT) Professor na Secretaria Municipal de Educação de Palmas (SEMED)

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Publicado

30.12.2020

Como Citar

SOUZA CARVALHO, Euvaldo de; VIZOLLI, Idemar; RODRIGUES PEREIRA, Onésimo. A ABORDAGEM DE FRAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL APROVADOS NO PNLD DE 2020. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 3, p. 1529–1546, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2020.v5.n3.1529-1546.id826. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/418. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias