CONTRADIÇÕES PRESENTES NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CAMPO VERDE-MT SOBRE O TEMA AGROTÓXICOS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p391-411.id647

Palavras-chave:

Agrotóxicos, Contradição, CTSA, Ensino de Química

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar quais são as contradições presentes nas percepções dos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola situada no município de Campo Verde - MT, sobre os agrotóxicos e sua relação com o meio ambiente, a saúde humana e a Química.  Adotou-se uma abordagem qualitativa, cujo percurso metodológico consistiu na aplicação de um questionário e análise textual discursiva do mesmo. Os agrotóxicos fazem parte do cotidiano dos estudantes residentes no município, cuja base econômica é a agricultura. Como resultado se percebe que os estudantes apresentam um nível de conhecimento prévio satisfatório sobre os agrotóxicos, embora haja muitas contradições em suas percepções e o tema não esteja presente na maioria dos livros didáticos. Portanto, é necessário realizar processos de informação e sensibilização quanto aos aspectos atitudinais e aos conhecimentos científicos, considerando a abordagem CTSA, o contexto dos estudantes e o tema controverso que envolve os agrotóxicos.

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Biografia do Autor

Núbia Duarte da Cruz, UFMT

Mestranda em Ensino de Ciências Naturais (PPGECN/UFMT) Professora da Rede Estadual de Educação (SEDUC/MT)

Glesia Gomes da Costa Messias, UFMT

Mestranda em Educação (PPGE/UFMT) Professora da Rede Estadual de Educação (SEDUC-MT)

Marcel Thiago Damasceno Ribeiro, UFMT

Pós-doutorando em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFG) Doutor em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT) Professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

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Publicado

30.04.2020

Como Citar

DUARTE DA CRUZ, Núbia; COSTA MESSIAS, Glesia Gomes da; DAMASCENO RIBEIRO, Marcel Thiago. CONTRADIÇÕES PRESENTES NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CAMPO VERDE-MT SOBRE O TEMA AGROTÓXICOS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 391–411, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p391-411.id647. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/496. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias