CONTRADIÇÕES PRESENTES NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CAMPO VERDE-MT SOBRE O TEMA AGROTÓXICOS
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p391-411.id647Palavras-chave:
Agrotóxicos, Contradição, CTSA, Ensino de QuímicaResumo
Esta pesquisa tem por objetivo analisar quais são as contradições presentes nas percepções dos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola situada no município de Campo Verde - MT, sobre os agrotóxicos e sua relação com o meio ambiente, a saúde humana e a Química. Adotou-se uma abordagem qualitativa, cujo percurso metodológico consistiu na aplicação de um questionário e análise textual discursiva do mesmo. Os agrotóxicos fazem parte do cotidiano dos estudantes residentes no município, cuja base econômica é a agricultura. Como resultado se percebe que os estudantes apresentam um nível de conhecimento prévio satisfatório sobre os agrotóxicos, embora haja muitas contradições em suas percepções e o tema não esteja presente na maioria dos livros didáticos. Portanto, é necessário realizar processos de informação e sensibilização quanto aos aspectos atitudinais e aos conhecimentos científicos, considerando a abordagem CTSA, o contexto dos estudantes e o tema controverso que envolve os agrotóxicos.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Lei 6.360/1976. Dispõe sobre a Vigilância Sanitária a que ficam sujeitos os Medicamentos, as Drogas, os Insumos Farmacêuticos e Correlatos, Cosméticos, Saneantes e Outros Produtos, e dá outras Providências. Diário Oficial da União, Brasília, 23 set. 1976.
BRASIL. Lei 7.802/1989. Dispõe sobre a Pesquisa, a Experimentação, a Produção, a Embalagem e Rotulagem, o Transporte, o Armazenamento, a Comercialização, a Propaganda Comercial, a Utilização, a Exportação, o Destino Final dos Resíduos e Embalagens, o Registro, a Classificação, o Controle, a Inspeção e a Fiscalização, de Agrotóxicos, seus Componentes, e Afins, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 12 jul. 1989.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acessado em: 01 de mar. 2020
BUFFOLO, Andreia Cristina Cunha. Agrotóxicos: Uma proposta socioambiental reflexiva para desenvolver conhecimentos químicos numa perspectiva CTS. 2014. 122 f. Dissertação. (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2014. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1474592. Acessado em: 10 de jan. 2020.
CACHAPUZ, Antonio. A superação das visões deformadas da Ciência e da Tecnologia: um requisito essencial para a renovação da educação científica. In: CACHAPUZ, Antonio; GIL-PÉREZ, Daniel; CARVALHO, Anna Maria; VILCHES, Amparo; PRAIA, João. (Orgs.). A necessária renovação do ensino de Ciências. São Paulo – SP: Editora Cortez, 2005.
CORRÊA, Márcia Lima; MEGGIOLARO, Graciela Paz; REIS, Ana Queli Mafalda. Abordagem do conteúdo de frações a partir do programa Nacional do Livro Didático. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 6, p. 21-38, 2019. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1993/1212. Acessado em: 15 de fev. 2020.
FERNANDES, Carolina dos Santos., STUANI, Geovana Mulinari. Agrotóxicos no Ensino de Ciências: uma pesquisa na educação do campo. Revista Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 40, n. 3, p. 745-762, jul./set. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edreal/v40n3/2175-6236-edreal-45796.pdf. Acessado em: 15 de fev. 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
FORMENTON, Ricardo; ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira de. Educação Sócio-ambiental desenvolvida sob o enfoque CTS entre alunos do curso técnico de nível médio em automação industrial do IFSP. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v.6, n. 1, p. 33-42, 2015. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1032/730. Acessado em: 15 de fev. 2020.
GOES, Denilson Manfrin; CAMPOS, Margarida de Cássia. Uso de agrotóxicos e produção agroecológica: percepção de estudantes secundaristas de uma escola do campo. Revista Nera, Presidente Prudente, v. 22, n. 46, p. 58-78, jan./abr. 2019. Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5774/4680. Acessado em: 15 de fev. 2020.
LEITE, Bruno Silva. Tecnologias no Ensino de Química: teoria e prática na formação docente. 1. ed. Curitiba, Appris, 2015.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.
MORAES, Priscila Cardoso., TRAJANO, Silvia Cristina de Souza., MAFFRA, Stella Maria., MESSEDER, Jorge Cardoso. Abordando agrotóxico no ensino de Química: uma revisão. Revista Ciências & Ideias. Rio de Janeiro. v. 3, n. 1, set. 2010/abr. 2011. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/revista/index.php/reci/article/view/74/121. Acessado em: 20 de fev. 2020.
REIS, Pedro Rocha dos. Os temas controversos na educação ambiental. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 2, n. 1, p. 125-140, 2007. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6134. Acessado em: 20 de fev. 2020.
SABADINI, Lecí. Percepção dos alunos do 9º ano da escola Santa Terezinha sobre os agrotóxicos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Ambiental), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014. 37 f. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/11553/Sabadini_Leci.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acessado em: 15 de jan. 2020.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira; AULER, Décio. (Org.) CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos Santos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em Química: Compromisso com a cidadania. 4. ed. rev. atual. Ijuí: Ed. Unijuí, 2015.
SILVA, Edna Lúcia de; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 4. ed. rev. atual. – Florianópolis: UFSC, 2005. Disponível em: https://projetos.inf.ufsc.br/arquivos/Metodologia_de_pesquisa_e_elaboracao_de_teses_e_dissertacoes_4ed.pdf. Acessado em: 15 de jan. 2020.
YANG, Tianxi. DOHERTY, Jeffery. ZHAO, Bin. KINCHLA, Amanda. CLARK, John. HE Lili. Effectiveness of Commercial and Homemade Washing Agents in Removing Pesticide Residues on and in Apples. Journal of Agricultural and Food Chemistry, 2017. Disponível em: https://pubs.acs.org/doi/full/10.1021/acs.jafc.7b03118. Acessado em: 17 de abr. 2020.
ZAPPE. Janessa Aline. Agrotóxicos no contexto Químico e Social. 2011. 135 f. Dissertação. (Mestrado em Educação em Ciências) Universidade Federal de Santa Maria, Porto Alegre, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/6647/ZAPPE%2c%20JANESSA%20ALINE.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acessado em: 10 de jan. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.