A FORMAÇÃO INICIAL E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM QUÍMICA NA UFMT: HISTÓRIAS E EXPERIÊNCIAS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p275-301.id435

Palavras-chave:

Relato de Experiência, Formação Inicial em Química, Iniciação à Docência em Química, Educação Química

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa teórica sobre a formação inicial e iniciação à docência em Química na UFMT, por meio de uma análise documental, e que compôs parte do texto da pesquisa de doutorado intitulada Saberes Científicos e Pedagógicos de Conteúdo expressos por Professores Egressos do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência em Química da UFMT, desenvolvida pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). E tem por objetivo narrar os aspectos evolutivos do curso de Licenciatura em Química do campus Cuiabá-UFMT, em diálogo com a literatura pertinente, desde sua criação até o contexto de formação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na UFMT e o Subprojeto Química. A análise dos documentos (PPC do curso, artigos, capítulo de livros, entre outros), que compuseram o corpus da pesquisa evidencia a experiência do curso de Licenciatura em Química e o desenvolvimento do PIBID, como um lócus privilegiado para a formação de educadores químicos no Estado de Mato Grosso.

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Biografia do Autor

Marcel Thiago Damasceno Ribeiro, UFMT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT) Professor na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

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Publicado

15.07.2019

Como Citar

DAMASCENO RIBEIRO, Marcel Thiago. A FORMAÇÃO INICIAL E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM QUÍMICA NA UFMT: HISTÓRIAS E EXPERIÊNCIAS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 275–301, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p275-301.id435. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/562. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias