MODELOS DIDÁTICOS DE PROFESSORES FORMADORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM MATO GROSSO
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p594-609.id443Palavras-chave:
Formação de Professores de Química, Professores Formadores, Modelos DidáticosResumo
Este artigo busca a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem em Química, e Formação de Professores, e que compôs parte do texto da pesquisa do trabalho de monografia intitulado: Modelos Didáticos de Professores Formadores do curso de Licenciatura em Química em Mato Grosso desenvolvido no semestre de 2017/1. Neste sentido, visando compreender as concepções explícitas e não explícitas, que configuraram o fazer pedagógico de cada docente, este estudo parte da problematização norteada pelas seguintes questões: qual a diferença entre um Químico pesquisador e um Químico professor de Química? E qual o modelo didático preponderante assumido por esses formadores de professores? Os participantes da pesquisa foram nove professores da área de referência do curso de Licenciatura em Química de uma Instituição de Ensino Superior no estado de Mato Grosso. Para o registro de informações se optou pela aplicação de um instrumento de identificação de provável modelo didático dos professores formadores da área de referência, e um questionário exploratório, e a observação participante. Entre os resultados se demonstra que os professores possuem modelo didático do tipo eclético, revelando, portanto, uma indefinição em suas visões do processo de ensino e aprendizagem em Química.
Downloads
Métricas
Referências
CARVALHO, Ana Maria Pessoa; PÉREZ, Daniel Gil-. Formação de Professor de Ciências. 10. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
CHROBAK, Ricardo. Mapas conceituales y modelos didacticos de professors de química. In: Conference on Concept Mapping, 2, Congreso Internacional sobre Mapas Conceptuales, 2, 2006, San José, Costa Rica. Anais eletrônicos. San José: CMC, 2006, Sept. 5 – 8, 2006. Disponível em: <http://cmc.ihmc.us/cmc2006Papers/cmc2006-p215.pdf> Acesso em: 19 de dez. 2018.
GARCÍA PÉREZ, Francisco. Los modelos didácticos como instrumento de análisis y de intervención em la realidad educativa. Revista Electrónica de la Universidad de Barcelona, Barcelona, n. 207, 2000. Disponível em: <https://idus.us.es/xmlui/handle/11441/17136> Acesso em: 19 de dez. 2018.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa - tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 3, 1995. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000300004
GUIMARÃES, Margaret Avelar Guimarães .; ECHEVERRÍA Augustina Rosa.; MORAES Itamar José. Modelos didáticos no discurso de professores de Ciências. Revista Eletrônica de Investigação em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2006. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID155/v11_n3_a2006.pdf>. Acesso em: 19 de dez. 2018.
JÍMENEZ, Vicente Mellano. ¿Por quê a los profesores de Ciencias nos cuesta tanto cambiar nuestras concepciones y modelos didácticos? Revista Interuniversitaria de Formación del profesorado, n. 40, 2001, p. 17- 30. Disponível em: <http://www.aufop.com/aufop/uploaded_files/articulos/1223575368.pdf> Acesso em: 19 de dez. 2018.
MALDANER, Otavio Aloísio. A Formação Inicial e Continuada de professores de Química. Ijuí: Unijuí, 2000.
MALDANER, Otávio Aloísio .; ZANON, Lenir Basso .; AUTH, Milton Antonio. Pesquisa sobre Educação em Ciências e Formação de Professores. In: SANTOS, F.M.; GRECA, I.M. (Orgs). A Pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil e suas Metodologias. Ijuí: Unijuí: 2006, p. 49-88.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 732, 1999.
SANTAELLA, Cristina Moral. Formación para la profesión docente. Revista Interuniversitaria de Formación del profesorado. n. 37, 2000, p. 171-186.
SANTOS Jr, João Batista ; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro . Identificando os modelos didáticos de um grupo de professores de química. Revista Ensaio, v. 12, n. 3, 2010, p. 101 – 116. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172010120308
SCHNETZLER, Roseli Pacheco.; A pesquisa em Ensino de Química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química Nova, v.25, p.14-35, jul.2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-40422002000800004
YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos/Robert K. Yin. Trad. Daniel, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.